Obi-Wan Kenobi, série derivada de Star Wars disponível no Disney+, trouxe de volta Ewan McGregor no papel que ele interpretou anteriormente na trilogia prelúdio da franquia. Composta por seis episódios, a produção foi originalmente planejada para ser uma trilogia de filmes de Obi-Wan Kenobi estrelada por Ewan McGregor, mas o fracasso de um spin-off de Star Wars no cinema mudou completamente essa ideia.
Antes que Obi-Wan Kenobi se tornasse uma série do Disney+, a produção demorou bastante tempo para sair do papel, com rumores iniciais de que seria um filme derivado com o retorno de Ewan McGregor. Foram revelados novos detalhes sobre os planos originais, onde a Lucasfilm queria fazer uma trilogia de filmes focada no personagem.
Trilogia de filmes de Obi-Wan Kenobi foi cancelada pelo fracasso de Han Solo
Em entrevista ao The Direct, o roteirista Stuart Beattie revela esses detalhes. Ele foi uma das primeiras forças criativas encarregadas de criar uma história para Kenobi e tinha planos ambiciosos para sua trilogia de Star Wars, que também se passaria entre os eventos de A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança.
"Eu escrevi o filme [Obi-Wan Kenobi] no qual a série é baseada. Trabalhei nele por cerca de um ano e meio. Quando foi tomada a decisão de não fazer mais filmes spin-off após o fracasso de Han Solo: Uma História Star Wars, deixei o projeto e fui fazer outras coisas. Joby [Harold, roteirista] entrou a bordo e transformou meus roteiros de duas horas para seis horas. Não tenho nada a ver com a série. Eu só recebi um crédito nos episódios porque eram minhas ideias", explica Stuart Beattie sobre suas ideias iniciais.
Fica claro que o quanto o fracasso de Han Solo: Uma História Star Wars (2018) impactou os planos para outras produções, especialmente o caso de Obi-Wan Kenobi. O spin-off se passa dez anos antes dos acontecimentos de Star Wars e mostra as primeiras aventuras de Han Solo e Chewbacca, mas foi considerado um fracasso de bilheteria, dando prejuizo entre 60 e 90 milhões de dólares para a Disney.
Beattie já havia desenvolvido os enredos que formariam parte da estrutura da trilogia Kenobi. O primeiro filme teria examinado profundamente a alma de Obi-Wan lutando após os eventos da Ordem 66 com sua existência como Jedi e seu dever de proteger o jovem Luke Skywalker em Tatooine, como acompanhamos na série. "Quando eu lancei minha história de Obi-Wan para a Lucasfilm, eu disse, 'Na verdade, são três histórias porque existem diferentes estágios de desenvolvimento que o personagem passa antes de passar de Obi-Wan para Ben'. O primeiro filme, que agora é a série, seguiu o mote: 'Render-se à vontade do poder. Transporte sua vontade, desista de sua vontade. Deixe a criança em paz", revela.
Obi-Wan Kenobi vai ter uma 2ª temporada no Disney+?
Mesmo com Obi-Wan Kenobi configurada inicialmente para ser uma minissérie, o elenco da série confirmou que toparia retornar para uma nova temporada da produção. "Se tivéssemos a oportunidade de fazer isso de novo, eu estaria totalmente pronto para mais uma volta", revela o protagonista Ewan McGregor, que voltou a interpretar Obi-Wan depois dos três filmes da trilogia prelúdio de Star Wars.
Por enquanto, não foi confirmada uma nova temporada para a produção, mas caso eles retornem para novos episódios, existe a possibilidade que eles utilizem na história as ideias originais apresentadas para a trilogia de filmes que seria focada no personagem de Ewan McGregor.
Obi-Wan Kenobi está disponível no catálogo Disney+.