Depois de uma longa espera, Stranger Things retornou aos holofotes com a estreia do Volume 1 da quarta temporada no final de maio. Com a proximidade dos últimos episódios da atual fase da série, que desembarcam no streaming nesta sexta-feira (1), os fãs podem se debruçar sobre os mistérios que orbitam a criação de Vecna, o temido vilão da trama.
Com um balde de referências à cultura pop, a atração de Matt e Ross Duffer sempre teve criatividade em homenagear grandes produções do passado. Com a criação deste novo antagonista não foi diferente, já que ele remete a um ícone do terror de décadas passadas: Freddy Krueger.
Stranger Things: Teoria indica que importante personagem é um sobrevivente do massacre no Laboratório HawkinsNeste 4º ano, há interessantes referências ao primeiro longa do terrível e sobrenatural assassino, A Hora do Pesadelo. Lançado em 1984, dois anos antes dos eventos da nova temporada, o filme deu origem ao temido (e icônico) vilão. Vestido com um suéter listrado, um chapéu e armado com uma luva com lâminas de aço, ele entra no pesadelo dos adolescentes para aterrorizar e acabar com suas vidas. Dentro deste universo, a regra é não dormir.
Qual é a história de A Hora do Pesadelo?
A Hora do Pesadelo acompanha um grupo de adolescentes que passa a ter pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger, um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.
Criada por Wes Craven, a franquia conquistou o público a ponto de, ao longo dos últimos anos, se desdobrar em diversas continuações, um remake, quadrinhos, série de televisão, aparições em games, entre outras mídias.
Homenagens e referências
Para além das conexões com Vecna, que invade a mente dos jovens através de seus medos, há outra relação entre Stranger Things e A Hora do Pesadelo: a presença de Robert Englund, intérprete de Freddy Krueger. Nos episódios lançados há algumas semanas, o astro de Hollywood interpreta Victor Creel, um homem trancado em um asilo e injustamente acusado do assassinato de sua família.
No primeiro momento em que o astro surge na tela, inclusive, há referências ao personagem criado nos anos 1980, em que o ator range as unhas em uma mesa, criando um som semelhante ao de lâminas de aço.
Além disso, algumas cenas da 4ª temporada da série reproduzem sequências do filme de terror oitentista. No primeiro episódio, por exemplo, quando Chrissy Cunningham (Grace Van Dien) é morta por Vecna, seu corpo está levitando, assim como Tina (Amanda Wyss), a primeira vítima de A Hora do Pesadelo. Testemunha da cena, Eddie (Joseph Quinn) torna-se o suspeito do assassinato, semelhante a como o namorado de Tina é procurado pela polícia.
Stranger Things ainda não revelou um dos maiores mistérios na 4ª temporadaOutra homenagem está atrelada ao começo da série, com a personagem de Natalia Dyer recebendo o mesmo nome da heroína do filme de Craven, Nancy. O vilão também é referenciado na trama por Dustin (Gaten Matarazzo). A atriz, inclusive, estrelou um cartaz da 2ª temporada que faz uma homanagem à franquia.
Com mais dois episódios para encerrar a penúltima grande aventura de Stranger Things, novos e interessantes rumos serão revelados em 1º de julho, quando o Volume 2 da quarta temporada chega ao catálogo da Netflix. Provavelmente, diversas referências a clássicos do terror devem surgir na tela durante esse aguardado desfecho.