Atenção, contém SPOILERS do final de Peaky Blinders!
Peaky Blinders chegou ao seu final com o lançamento de sua sexta e última temporada, que está disponível no Brasil pela Netflix. Depois de seis temporadas, finalmente conhecemos o destino do protagonista Thomas Shelby, interpretado por Cillian Murphy, nos últimos seis episódios da série – antes do lançamento do filme, que está programado para encerrar essa história de Peaky Blinders.
Pensando nisso, o AdoroCinema vai analisar o final de Peaky Blinders, explicando os acontecimentos e todas as simbologias que o último episódio da aclamada serie nos proporcionou.
Peaky Blinders vai ter 7ª temporada na Netflix? Entenda o futuro da franquia estrelada por Cillian MurphyThomas Shelby morre no final de Peaky Blinders?
Com diversas ameaças ao longo de todas as temporadas, Thomas Shelby sempre teve seu destino em risco desde o começo da série, mas o protagonista NÃO morre no final de Peaky Blinders.
Na 6ª temporada, Tommy acredita que está sofrendo de uma maldição cigana por causa dos acontecimentos anteriores, como perder sua esposa Grace (Annabelle Wallis), que lhe causa uma sensação sufocante e piora mais na temporada final quando ele é abalado pela morte de sua filha, Ruby (Heaven-Leigh Clee). Para piorar essa situação, seu médico Dr. Holford (Aneurin Barnard) revela que ele sofre de tuberculoma, um tumor cerebral incurável, e teria no máximo um ano e meio de vida.
Com esse destino traçado, o protagonista decide acabar com sua própria vida novamente e aponta um revólver para a cabeça em uma carroça cigana, mas tem uma visão do fantasma de sua filha dizendo que ele deve viver e não está doente, encontrando em seguida um jornal anunciando o casamento de Lady Diana Mitford (Amber Anderson) e seu inimigo Oswald Mosley (Sam Claflin), reconhecendo Holford na imagem. Ou seja, ele não estava morrendo e tudo se passava de uma armação a mando de Mosley.
Tommy confronta o médico com a intenção de matá-lo, mas acaba deixando ele ir embora. Ele coloca fogo na carroça e parte montado em um cavalo branco, pronto para começar uma nova vida.
Cavalo branco e o recomeço de Thomas Shelby
O cavalo branco na cena final de Peaky Blinders representa bem mais simbolicamente do parece inicialmente. Isso nos conecta diretamente ao primeiro episódio da série, que começava com Thomas Shelby andando por Birmingham em um cavalo preto – uma representação de sua natureza sombria.
Na maior parte da série, ele monta no mesmo cavalo preto, mas depois de um longo caminho percorrido ao longo de seis temporadas, o protagonista agora está em cima de um cavalo branco, que representa um recomeço e uma nova fase em sua vida. Toda essa cena final serve como uma representação de que Thomas Shelby finalmente se livrou de seu passado e da pessoa que ele acabou se tornando, quebrando a maldição que ele tanto acreditava ao silenciar seus próprios demônios internos e seus traumas.
Cillian Murphy sobre o futuro de Peaky Blinders: "Se houver mais história para contar, estarei lá"Mesmo assim, essa ainda não será a conclusão da história, pois Mosley e os fascistas ainda representam uma ameaça para a família de Tommy e para a Europa com a chegada da Segunda Guerra Mundial. Um filme foi confirmado para terminar a história da série depois das seis temporadas e, nada ainda foi confirmado, mas existe a possibilidade de que Cillian Murphy retorne para o longa-metragem.
Todas as seis temporadas de Peaky Blinders estão disponíveis no catálogo da Netflix.