No último domingo (8), o fandom de Doctor Who recebeu uma das notícias mais esperadas para um fã da série. Pegando todos de surpresa, a BBC divulgou o nome do mais novo Doutor, o ator Ncuti Gatwa de Sex Education. Enquanto os holofotes estavam voltados para a premiação BAFTA que aconteceu no mesmo dia, o anúncio veio em forma de um tweet e uma postagem no site oficial. Gatwa será a 14ª encarnação do personagem, substituindo a atriz Jodie Whittaker, que está no elenco da série desde 2017.
Ao longo dos quase 60 anos de existência do Senhor do Tempo, a escolha de um novo intérprete se transformou em um evento. A cada iteração, o papel é passado adiante quase como uma tradição e carrega a responsabilidade de ser um ícone da televisão britânica. Contudo, pela primeira vez na história da série, é escalado um ator negro para viver o querido personagem.
O ator da vez quase sempre foi homem e branco, até Whittaker ser anunciada como a primeira mulher Doutora para a temporada 11 do programa. Consequentemente, este foi apenas o primeiro passo da ficção-científica na direção de abraçar o cânone diverso que possui e explorar possibilidades necessárias para um protagonista constantemente repaginado.
Outra notícia especial para os fãs é o retorno do antigo showrunner Russell T Davies para o aniversário de 60 anos de Doctor Who em 2023. Davies esteve no comando das histórias entre 2005 e 2010, quando o personagem foi interpretado por Christopher Eccleston e David Tennant. Russell e Ncuti participaram do BAFTA concorrendo por It’s a Sin e Sex Education respectivamente.
Quem é Ncuti Gatwa?
Ncuti Gatwa é mais conhecido por viver o personagem Eric Effiong, um adolescente gay e irreverente da série Sex Education, comédia teen original da Netflix. Nascido em Ruanda em 1992, Gatwa tinha dois anos de idade quando a família buscou refúgio dos conflitos do país na Escócia. O ator cresceu em Dunfermline e Edimburgo até mudar para Glasgow para estudar atuação.
Seu primeiro trabalho foi uma participação em Bob Servant, uma sitcom escocesa estrelada por Brian Cox e Jonathan Watson. Gatwa teve dificuldades em encontrar papéis até conseguir um lugar no sucesso da Netflix. Seu personagem em Sex Education garantiu a ele um BAFTA escocês e diversas indicações em premiações relevantes desde sua estreia em 2019.
O novo Doutor quase teve um rosto diferente
Em conversa para a RadioTimes, o showrunner Russell T Davies deu mais detalhes sobre como foi tomada a decisão por Ncuti Gatwa. Segundo o roteirista, Gatwa foi o último ator a se apresentar para o teste de Doutor, sendo que Russell já tinha outra pessoa em mente para o personagem. O autor revelou que o escocês roubou a cena e fez um teste brilhante, demonstrando um potencial ilimitado para o futuro da série. Porém, Russell não disse quem estava previsto e que o mesmo também não ficará sabendo o quão próximo estava de conquistar o papel.
Por sua vez, Ncuti falou sobre a conquista no anúncio oficial, admitindo que sente uma mistura de honra, empolgação e nervosismo. “Este personagem e o programa significam muito para tanta gente, incluindo eu, e meus antecessores foram incrivelmente talentosos em lidar com esse privilégio único”, concluiu o ator.
Apesar da novidade, os últimos episódios com a atriz Jodie Whittaker como Doutora ainda não foram ao ar. No último ano, a série passou por sua 13ª temporada em um evento chamado Flux, que no ano de 2022 ganha três episódios especiais. Os dois primeiros especiais já foram lançados e o próximo está previsto para outubro deste ano.