Criada e escrita por Ana Paula Maia ao lado da direção artística de Carlos Manga Jr., Desalma está de volta ao Globoplay com episódios inéditos.
Com a segunda temporada disponível no streaming a partir de hoje (28), a trama sobrenatural agora se passa em 2019. Três décadas se passaram desde que Halyna (Anna Melo) morreu na noite da celebração de Ivana Kupala, tradicional festa pagã e uma das principais comemorações do calendário eslavo, apresentada no primeiro ano da série. Desde então, a vida de sua mãe, Haia (Cassia Kis), nunca mais foi a mesma. A bruxa, que viveu para planejar vingança contra os responsáveis pela morte da filha, nesta temporada, conseguirá revê-la.
Desalma: Um dia de figuração na série de suspense sobrenatural do GloboplayDurante a coletiva de imprensa da atração realizada na semana passada, Cassia Kis falou sobre os bastidores do projeto que apresenta gêneros ainda tímidos em produções audiovisuais do Brasil, principalmente quando o assunto são histórias guiadas pelo terror e sobrenatural.
Com cenas gravadas no Sul do país e na serra fluminense, as filmagens da nova leva de episódios de Desalma passaram por alguns percalços. A atriz comentou que, por uma necessidade de criar belas imagens e transparecer os aspectos essenciais do novo arco da cidade de Brígida, o elenco e equipe passaram por baixíssimas temperaturas durante as filmagens.
“A gente não foi lá de bobeira. O [Carlos] Manga precisava daquela temperatura. No meu primeiro dia, Ana Paula talvez saiba disso, depois da primeira cena da segunda temporada eu fui parar no hospital”, revela a atriz. “Eu tive hipotermia. A cena foi cancelada. Eu comecei a passar mal e não sabia o que era. Tinha um médico, enfermeiro, estavam todos ali. A gente não sabe o que vai acontecer, né? Chegou uma hora que a enfermeira passou a mão em mim e percebi que a mão dela estava muito quente. Assim, pedi para esquentar meus pés.”
A intérprete da bruxa Haia explica que foi parar no hospital envolta por um cobertor térmico. E acrescenta: “Me colocaram soro quente na veia, mas tudo isso para ilustrar que a temperatura, de fato, era baixa.”
Durante o processo de gravações, o diretor artístico ainda lembra que teve pneumonia na primeira temporada. Ana também resgata que, durante o primeiro ano do projeto, nevou durante as gravações.
Desalma: Crítica da série do GloboplaySobre este episódio, Cassia ainda detalha a experiência: “Foi a tomada mais difícil e a gente rodou entre 00h e 1h. Foi a noite mais fria. A produção estava em pânico. Tinha uma pinguinha ali, caso a gente quisesse tomar para ver se dava uma aquecida. Não era pra ninguém ficar de fogo! Isso foi uma externa. Pelo padrão do Brasil, nós não temos estrutura para enfrentar o inverno, mas nós estávamos dando de cara com a mudança de temperatura.”
Por fim, a artista ainda deu um breve spoiler sobre a última cena de Haia na temporada. Ela afirma que na sequência, a personagem usa uma manta especial, algo que acabou sendo utilizado tanto para fins narrativos como para assegurar a atriz contra o frio. “A sequência ficou linda! Tudo isso para contar o inverno difícil que nós enfrentamos - e que foi maravilhoso, pois sem esse inverno não dá!”, finaliza.
O que esperar da 2ª temporada de Desalma?
Após um ritual repleto de misticismo e complexidade, Haia e Halyna estarão juntas novamente na fictícia Brígida, uma colônia ucraniana no Paraná. Ao lado da mãe, a jovem deve finalizar uma missão na Terra e acertar pendências do passado para seguir sua trajetória em outro plano. É no corpo de Melissa (Camila Botelho) que Halyna retorna.
Esse e outros segredos do passado e espíritos possessores movimentam a cidade, que será palco de marcantes eventos sobrenaturais. Duas outras moradoras terão sua força e sanidade colocadas à prova: Ignes (Cláudia Abreu) e Giovana (Maria Ribeiro). Suas trajetórias e a de seus familiares se entrelaçam com a saga de Haia em uma história repleta de surpresas, revelações e eventos enigmáticos... Com uma certeza: as consequências de alguns atos podem levar anos, ultrapassar dimensões, mas, inevitavelmente, acontecem.
A trama ganha novos contornos com a chegada de personagens inéditos como Traian Troader (Fábio Assunção) e Mykhaila Lachovicz (Malu Galli), entre outros, cujas sagas são, de uma forma ou outra, interligadas à da bruxa Haia e outros habitantes de Brígida.
Os 10 episódios da segunda temporada de Desalma já estão disponíveis no catálogo do Globoplay.