No anime Demon Slayer, quando um caçador de demônios passa pela Seleção Final e se junta ao Corpo de Extermínio de Demônios, cada novo membro do grupo ganha um uniforme sob medida, escolhem o metal para sua espada... e recebem um parceiro que será encarregado de passar informações entre os membros e irá mantê-los atualizado sobre novas missões.
Quase todos os caçadores de demônios em Kimetsu no Yaiba têm um corvo como companheiro... exceto Zenitsu Agatsuma, que recebe um pardal como pássaro mensageiro. Mas Chuntaro (nome do pássaro) tem um significado muito importante para o seu dono.
Aves e o folclore japonês
Na mitologia japonesa, os corvos frequentemente recebem o título de “pássaro mensageiro”. O próprio animal também é considerado um símbolo de proteção e é muito valorizado por sua capacidade de navegar corretamente - mas essa simbologia está longe de ser relacionada ao personagem do anime. Zenitsu é uma boa pessoa, mas é um pouco covarde, inseguro e muitas vezes tem que ser salvo de situações em que se envolve.
O personagem se identifica muito mais com outra lenda japonesa: O Conto do Pardal com a Língua Cortada. Um dia, um lenhador encontra um pardal ferido e o alimenta com arroz, para o desgosto de sua esposa. Quando o marido está fora e a esposa não alimenta o pardal, o pássaro, com fome, come amido e como punição ela corta a língua do animal e o joga fora de casa.
Quando o lenhador volta, começa a procurar o passarinho, conseguindo encontrá-lo tempo depois. Como agradecimento, o pardal lhe dá a escolha entre dois baús, um pequeno e um grande. O lenhador, que é muito humilde e não tem muita força, escolhe o menor.
O baú está cheio de tesouros, então a esposa do lenhador também caça o pássaro e escolhe ficar com o outro baú. A mulher abre antes de chegar em casa e descobre que está cheio de cobras e várias coisas terríveis, então, em seu susto, ela tropeça e cai de um penhasco.
Zenitsu e Chuntaro
Embora esta história inicialmente não tenha muito a ver com a história de Zenitsu, ela serve como uma metáfora de como ele se vê. Zenitsu não tem fé em suas próprias habilidades, então ele teria escolhido um "pequeno baú" para si mesmo. Ninguém além de seu próprio mestre vê seu potencial para se tornar um tesouro, enfatizando ainda mais sua conexão com o pequeno baú do conto com um tesouro inesperado dentro.
Além disso, o pardal é um símbolo de bondade, boa sorte e senso de comunidade, reforçando as próprias qualidades dele. Chuntaro é o lembrete perfeito para Zenitsu, além de ser um bom alívio cômico, pois agora ele tem companheiros - Inosuke e Tanjiro - para ajudá-lo em sua jornada como caçador.
Onde assistir Demon Slayer?
A primeira temporada do anime está disponível na Netflix e na Cruchyroll.