Assim como Um Maluco no Pedaço, Friends, The Office, How I Met Your Mother, Todo Mundo Odeia o Chris e Eu, a Patroa e as Crianças marcaram várias gerações e se transformaram em verdadeiros clássicos na história da comédia na televisão, The Big Bang Theory também deixou a sua marca. Há pouco mais de dois anos, a produção chegava ao fim, protagonizada por um grupo de personagens bem peculiares que colocavam uma série de questões e assuntos importantes em debate.
Ao longo das 12 temporadas, o seriado de sucesso da CBS acompanha a vida de um grupo de amigos (Sheldon, Leonard, Howard, Raj e Penny) que moram em um prédio, quase todos juntos, em Pasadena, na Califórnia. Acontece que, ao longo dos seus 279 episódios, a produção possui algumas cenas que envelheceram muito mal e, hoje em dia, não pegariam muito bem.
The Big Bang Theory: Fãs expõem teoria sombria sobre relacionamento entre Howard e BernadetteComentários racistas e sexistas
Não é preciso ir muito longe para ressaltar que em vários momentos Sheldon apresentou um comportamento bastante agressivo, principalmente no seu ambiente de trabalho. Nas primeiras temporadas, essa tendência fica ainda mais evidente já que o personagem de Jim Parsons é caracterizado como um nerd arrogante e cheio de opiniões problemáticas, fazendo comentários racistas e sexistas o tempo todo.
Estereótipos de Nerd
Um dos principais aspectos cômicos da série era o fato dos personagens serem nerds completos, considerados ‘perdedores’ por uma boa parte da sociedade. Porém, com o passar dos anos essa “classificação” foi ganhando força e, hoje em dia, ser nerd é uma característica bastante comum, inclusive. Os principais interesses dos protagonistas – como games, Star Wars e quadrinhos – fazem sucesso com todo o público.
Diversificação entre os gêneros
Logo no começo da série, todas as características nerds são colocadas como exclusivas dos personagens masculinos. Tanto que uma das atrizes do elenco, Kaley Cuoco, sofreu com a sexualização do seu corpo nos primeiros episódios. “Eu era a garota fofa vizinha dos nerds. Girava em torno apenas dos shortinhos e dos meus moletons colados”, afirmou a intérprete da personagem Penny durante uma entrevista à revista W Magazine. A situação só mudou mesmo com a chegada de Amy, que prova que as mulheres também podem ser tão desajustadas como os homens nerds.
The Big Bang Theory: Sheldon e Amy tiveram um filho e você não sabiaGordofobia
Ela pode nunca ter aparecido em cena, mas a mãe de Howard era presença constante em The Big Bang Theory. Acontece que as piadas sobre ela eram, em sua maioria, consideradas “gordofóbicas”. Muita gente, inclusive, pode considerar as piadas como um ato contínuo de bullying. As cenas em questão representam exemplos importantes do humor da época, que não se reproduz em 2022.
Cultura Pop
São muitas as referências utilizadas em The Big Bang Theory a temas inesquecíveis da cultura pop, como Game of Thrones, Star Wars, Marvel e DC. Porém, algumas menções utilizadas no início da produção não fariam o menor sentido nos dias atuais, já que títulos como Caprica, Alphas e Battlestar Galactica perderam força com a rápida expansão da cultura pop.
Homofobia
O relacionamento de Howard e Raj, por exemplo, ganha contornos homoafetivos que são apresentados ao público como momentos cômicos. Além disso, a série utiliza termos retrógrados para se referir a pessoas trans, o que seria considerado transfóbico pela audiência atual.
O Comportamento de Howard
Antes de conhecer Bernadette, Howard sempre soltava piadas machistas e sexualizava todas as garotas com quem contracenava. Em um episódio da série, por exemplo, Sheldon afirma que Howard procurou cenas de nudez de Penny na internet. Hoje em dia, ele com certeza não passaria ileso pelo tribunal da internet e seria cancelado.