A atriz Djenane Machado faleceu nesta terça-feira (29), aos 70 anos. Conhecida por interpretar a Bebel na primeira versão de A Grande Família, a artista estava afastada dos palcos há mais de trinta anos. A causa da morte não foi divulgada.
Sua estreia na TV aconteceu no folhetim Passo dos Ventos, em 1968. Na sequência, esteve em novelas como A Ponte dos Suspiros, A Penúltima Donzela, Véu da Noiva e Rosa Rebelde, da qual fez um grande sucesso no papel de Conchita.
Na década de 1970, Djenane esteve em A Grande Família, série inspirada na sitcom norte-americana All in the Family. Ela interpretou a Bebel durante a primeira temporada, mas foi substituída no 2º ano por Maria Cristina Nunes. A saída do projeto deu-se por problemas nos bastidores, segundo o jornal O Globo.
No cinema, a artista chegou a integrar o elenco de pronochanchadas e esteve nos filmes As Alegres Vigaristas, Sábado Alucinante, Águia na Cabeça e Ópera do Malandro, adaptação de peça musical homônima de Chico Buarque de Hollanda.
Depois de perder o pai, o produtor Carlos Machado, em 1992, a atriz se distanciou das telas e dos palcos. Nas últimas décadas, viveu reclusa no Rio de Janeiro. Ela morava no Bairro Peixoto, em Copacabana. Djenane não deixou filhos