Para a alegria dos noveleiros de plantão, um dos grandes sucessos da Rede Manchete na década de 1990 foi refilmado pela TV Globo: a novela Pantanal. Após alguns desafios encontrados durante as gravações, a produção fez sua tão aguardada estreia nesta segunda-feira (28), entregando uma trama que se passa no coração da região Centro-Oeste.
Mesmo quem não assistiu à primeira versão da novela, provavelmente sabe que um dos pontos altos da obra era a sua galeria de personagem. Para se ter uma ideia, mais de vinte anos depois, nomes como Maria Marruá, Juma, José Leôncio e Tenório ainda se mantêm no imaginário popular, evidenciando a notável sinergia entre enredo e elenco.
Dentro das figuras mais notáveis da história, uma delas se destaca por sua aparência peculiar e personalidade única: o Velho do Rio. Vivido em 1990 pelo ator Cláudio Marzo, o personagem representa a ligação da trama com um lado mais sobrenatural — assim como a transformação de Maria Marruá em onça.
E sendo você fã do Velho do Rio ou se apenas deseja saber mais sobre o mesmo, confira abaixo um resumo de quem foi este marcante personagem de Pantanal:
Irandhir Santos é Joventino em Pantanal: Conheça a carreira do ator que já fez Tropa de Elite e Amor de MãeQUAL É A HISTÓRIA DO VELHO DO RIO?
O Velho do Rio é o guardião espiritual da região do pantanal. Ele é um guia para todos os que se perdem no local, ajudando os feridos e também protegendo a natureza. O personagem funciona como uma espécie de elo entre o mundo espiritual e o físico, aparecendo, às vezes, sob a forma de homem e, às vezes, sob a forma de uma imensa sucuri.
No enredo, a entidade é encarnada por Joventino, o pai de José Leôncio. A lenda do Velho do Rio começa a ganhar corpo na cidade após o desaparecimento repentino do patriarca, logo na primeira fase da novela.
Com uma presença ainda mais importante na segunda fase, após a morte de Leôncio no último capítulo, o velho revela que o pantanal precisa de um guardião mais jovem, passando o manto de protetor local para o filho, que finalmente passa a ter certeza de que a entidade era o seu desaparecido pai.
QUEM SERÁ O VELHO DO RIO NA NOVA VERSÃO DE PANTANAL?
No remake da obra, o Velho do Rio continua em boas mãos, sendo interpretado pelo ator Osmar Prado. Para quem não sabe, Osmar não foi a primeira opção para o papel, escolhido após a recusa de Antônio Fagundes.
Durante uma coletiva de imprensa com a presença do AdoroCinema, Prado chegou a dizer que sua versão do Velho não será tão inspirada na de Marzo, preferindo afastar-se do personagem original para assim criar o seu próprio.