Minha conta
    Pantanal: Figurino da novela tem mais significados do que você imagina
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Reformulada, trama de Benedito Ruy Barbosa estreia em 28 de março na Rede Globo. Bruno Luperi, neto do dramaturgo, comanda a nova versão.

    Assim como o cenário e as paisagens podem apresentar símbolos e significados importantes para a narrativa de filmes, séries e novelas, o figurino também é parte crucial da trama. De maneira sutil, a escolha das vestimentas em Pantanal se estabelece como um reflexo de cada personagem, por exemplo.

    Marie Salles, que trabalha na Rede Globo há mais de vinte anos, passou a atuar como figurinista na emissora em 2004. Atualmente responsável pelo remake do clássico folhetim, ela já assinou o figurino de grandes obras, como Amor de Mãe, Avenida Brasil, Cordel Encantado, Novo Mundo, entre outros.

    "Quando eu e minha equipe começamos a fazer o projeto, a primeira coisa que fizemos foi assistir a novela dos anos 1990”, revela Marie. “Quando fomos ao Pantanal e a gente viu a dimensão do lugar, de como é impactante a natureza e como ela fala por si só, começamos a fazer uma ligação entre os personagens e as cores que habitavam no Pantanal."

    Pantanal tem história familiar impressionante nos bastidores: Entenda como surgiu a ideia de fazer o remake

    Ela continua: “Enxerguei essa natureza, seu ciclo, o nascer do sol, o caminho que ele percorre ao longo do dia e as cores que ele traz para essa natureza local, até o momento que a lua surge em seu lugar. É algo diferenciado. As árvores, as flores, os ipês, fui pegando essas cores e colocando nos personagens”, explica.

    Marie explica que grande parte das roupas, chapéus e calçados foram envelhecidos ou modificados artificialmente para que todo o vestuário transmitisse a realidade dos personagens. Para além das texturas, há também um simbolismo para cada personagem, que determina o momento da vida em que cada um está, assim como traços mais palpáveis, como a rotina e o trabalho.

    As cores dos personagens

    “No Joventino (Irandhir Santos), por exemplo, quis usar o pôr do sol, com tons alaranjados; a Juma (Alanis Guillen) também tem esse sol, mas em sua exibição momentos antes, tem um pouco do céu, das rosas; já Filó (Letícia Salles/ Dira Paes) tem cores das araras, dos ipês”, comenta Marie, animada com o resultado.

    Um dos grandes desafios foi construir a identidade de Juma a partir do vestuário. “A Juma é uma pessoa que nunca viu nada. Ela não conhece nada, troca suas roupas na chalana, não tem dinheiro, não sabe o que é isso, o que é banco, televisão. Ela é bruta e tem uma energia bruta. Por isso, suas roupas são transparentes e são meio pôr do sol, meio rosa, meio nude. A sensação que vai dar é que ela está livre”, adianta Marie sobre a personagem.

    Pantanal: Autor enfrentou desafio para trazer a trama aos dias atuais e honrar legado da novela original; entenda

    Parte da pesquisa, a figurinista trabalhou não apenas com a viagem à região e o consumo da trama original, mas também teve fotos, documentários e registros que ajudaram na concepção do projeto. No remake, o figurino carrega um pouco do que foi visto há trinta anos, mas também é reformulado de acordo com as mudanças atuais da região. “O Pantanal entra com muita cor e tem essa contemporaneidade mesmo. A gente fala dos dias de hoje. O Rio de Janeiro, a Irma, a Madeleine, são atuais, muito modernas, contam um pouco desse hoje que a gente vive. Atualmente, no Pantanal, ao mesmo tempo que eles usam a faixa pantaneira, usam também camisetas com estampas”, explica.

    “A novela original era nossa diretriz. Assisti todos os capítulos para absorver as escolhas da época. Na década de 1990, tínhamos bastante marcado o conceito rural, mas hoje em dia vimos ao chegarmos ao Pantanal que ele está bem diferente”, complementa.

    Pantanal (2022)
    Pantanal (2022)
    Data de lançamento 2022-03-28
    Séries : Pantanal (2022)
    Com Marcos Palmeira, Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa
    Usuários
    3,4
    Assista agora em Globoplay
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top