Nos tempos atuais, o que seria do audiovisual sem as sequências e franquias? Partindo desta premissa, o Amazon Prime Video está desenvolvendo uma série inserida no universo de um dos maiores filmes de ficção científica, Blade Runner. Conforme indicado pelo título, o seriado Blade Runner 2099, última parcela da franquia de ficção científica neo-noir, será ambientado 50 anos após a sequência do último longa-metragem.
Continuação direta do filme Blade Runner 2049, lançado em 2017 e dirigido por Denis Villeneuve, a série será produzida por Ridley Scott, cineasta responsável por Casa Gucci, O Último Duelo e o longa-metragem original Blade Runner, lançado em 1982. Junto com Scott está Silka Luisa, showrunner da próxima série dramática da Apple TV+, Shining Girls.
Blade Runner de 1982, que é uma adaptação do romance de Philip K. Dick, Do Androids Dream of Electric Sheep?, se passa em uma distópica Los Angeles ambientada em 2019, na qual humanos sintéticos conhecidos como replicantes se tornam bioengenharia, pela poderosa Tyrell Corporation, para trabalhar em colônias espaciais.
Na trama, quando um grupo fugitivo de replicantes avançados escapa de volta à Terra, um policial relutantemente concorda em caçá-los. Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young e Edward James Olmos formaram o elenco principal do cultuado filme de ficção científica dos anos 80.
Conheça outras produções da franquia Blade Runner
A sequência de 2017, que se passa em 2049, é estrelada por Ryan Gosling como um Blade Runner replicante, que descobre um segredo que ameaça desestabilizar a sociedade. No longa-metragem, Harrinson Ford e Edward James Olmos reprisaram seus papéis do filme original e o elenco também contou com Ana de Armas, Dave Bautista e Jared Leto.
Em outras partes da franquia, Blade Runner: Black Lotus é uma série de anime que estreou no final do ano passado no Adult Swim e Crunchyroll. A atração é ambientada em 2032 e gira em torno de uma replicante feminina, dublada por Jessica Henwick. Enquanto isso, a série Blade Runner 2099 é a mais recente extensão da franquia Blade Runner desde que a Alcon Entertainment, em 2011, adquiriu os direitos de filmes, televisão e franquias auxiliares para produzir prequelas e sequências do clássico de ficção científica de 1982.