A novela Tropicaliente, exibida originalmente na Rede Globo em 1994, entrou no catálogo do Globoplay e conta com os atores Herson Capri, Silvia Pfeifer, Regina Dourado, Francisco Cuoco, Cássio Gabus Mendes, Carolina Dieckmann e Selton Mello em seu elenco. A produção não fez um enorme sucesso no Brasil, mas fez barulho na Rússia, onde foi exibida em 1996 e até mesmo influenciou na eleição do país.
Próximas novelas da Globo: confira quais são as novas produções da emissoraQual é a história da novela Tropicaliente?
Escrita por Walther Negrão, Tropicaliente segue a história de Letícia (Silvia Pfeifer), uma jovem de 17 anos, que contraria a vontade do pai Gaspar (Francisco Cuoco) e abandona a família para fugir e viver com seu grande amor, Ramiro (Herson Capri), pescador e sete anos mais velho que ela, em uma cabana na praia. Um dia, Ramiro sai para pescar e, após um acidente, passa três meses em alto-mar. Acreditando ter sido abandonada, Letícia decide voltar para casa dos pais e resolve terminar seus estudos.
Quando Ramiro retorna a casa, não encontra Letícia e acredita que o romance foi apenas um capricho da jovem. Alguns anos se passam e Letícia, que foi estudar fora, volta ao Brasil viúva e mãe de dois filhos: Vitor (Selton Mello) e Amanda (Paloma Duarte). Ela passa a cuidar dos negócios do pai e acaba se reencontrando com Ramiro que, agora, é líder de uma comunidade de pescadores que faz negócio com a empresa de Gaspar. Ramiro casou-se com Serena (Regina Dourado), uma boa mulher com quem teve dois filhos: Açucena (Carolina Dieckmann) e Cassiano (Márcio Garcia). Apesar do respeito e amor que ele sentia por Serena, Ramiro acaba se entregando à paixão por Letícia, causando conflitos entre as famílias.
Tropicaliente fez sucesso na Rússia e influenciou nas eleições presidenciais
Na Rússia, Tropicaliente foi exibida duas vezes pelo canal estatal ORT, onde seu nome foi alterado para Tropikanka ("mulher tropical", em russo). Seu sucesso foi tão grande no país que atraiu regularmente 25 milhões de espectadores, de acordo com a revista online Mental Floss – que elegeu, em 2012, a telenovela como o programa de TV mais poderoso dos últimos 25 anos. Muito impressionante, não é mesmo?
Isso se deve pela sua influência nas eleições presidenciais da Rússia que ocorreram em julho de 1996. Boris Yeltsin era candidato à reeleição, mas estava preocupado que o clima no dia, com sol brilhando e as temperaturas agradáveis, afastasse seus partidários da cidade para suas dachas (as famosas casas de campo), em vez de ficar em casa para a votação. Para impedir que sua base viajasse, a emissora estatal ORT anunciou que iria exibir o final de Tropicaliente em um episódio triplo especial no dia da eleição entre 8h e 11h – conforme relata uma matéria do The Independent da época (texto em inglês).
Por mais incrível que pareça, essa estratatégia deu certo. Como a maioria das casas de campo não tinha televisão, os espectadores ficaram na cidade assistindo ao final da novela brasileira. Quando os episódios terminaram, era tarde demais para sair da cidade, mas os eleitores ainda tiveram tempo de chegar às urnas. No final das contas, Yeltsin venceu Gennady Zyuganov no segundo turno, com 54,4% dos votos.
Os 194 capítulos de Tropicaliente estão disposíveis no Globoplay.