A Globo está preparando várias novidades para a programação de 2022! Uma das mais aguardadas é Pantanal, remake da consagrada novela escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida em 1990, pela Rede Manchete. Agora assinada por seu neto, Bruno Luperi, a trama das 9 chega às telinhas no dia 28 de março, após ser adiada devido a casos de Covid-19 em meio ao elenco e à equipe. O que mais impressiona, porém, é o trabalho gigantesco por trás das câmeras, uma vez que as gravações no Mato Grosso do Sul trouxeram muitos desafios técnicos e logísticos.
Vale lembrar que boa parte das cenas acontece no próprio Pantanal, um dos grandes biomas brasileiros e responsável por ocupar 65% do MS. Para as filmagens, mais de 170 malas com figurinos e 12 caminhões foram levados até a região, que fica a quatro horas da cidade mais próxima, Aquidauana. Lá também estão seis fazendas que vêm servindo de locação – entre elas a de Almir Sater, cantor que participou da versão original e cujo filho, Gabriel Sater, vai atuar no novo projeto.
Além de Débora Falabella e Murilo Benício em Avenida Brasil, relembre casais que contracenaram em novelas"Tivemos que fazer o transbordo para caminhões 4X4 para levar para dentro do Pantanal. Para cada caminhão baú, usávamos em média três ou quatro caminhões 4X4", explica a gerente de produção Luciana Monteiro, em texto distribuído pela Globo. De acordo com a mesma, cada veículo comporta 12 toneladas – quer dizer, foram 144 toneladas ao todo, entre material de produção, arte, cenografia, caracterização e tecnologia. Um processo que envolve cerca de 150 profissionais, entre funcionários das fazendas, transporte, equipe e elenco.
"São muitos os imprevistos", continua Luciana. "Muita coisa a gente previu. Sabíamos que seria difícil, por exemplo, questão de combustível, ter que comprar e estocar para atender gerador, barco etc. Sabíamos que não seria simples trazer os equipamentos e as pessoas, o transbordo de tudo que vem do Rio em caminhão baú, tudo isso foi previsto. Ainda assim, vira e mexe somos pegos de surpresa com algo", admite.
Outro fato curioso é que a produção optou por gravar tudo in loco, mesmo que fazê-lo nos Estúdios Globo fosse mais produtivo e rápido. "Com a diversidade de paisagens que tínhamos no Pantanal, não fazia sentido termos uma cidade cenográfica", explicou o cenógrafo Alexandre Gomes de Souza. O antigo Projac vai abrigar somente a área interna da casa de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira) e o galpão dos peões, com as demais cenas externas sendo rodadas no Rio de Janeiro.
SOBRE O QUE É O REMAKE DE PANTANAL?
Com direção artística de Rogério Gomes, a nova versão acompanha o jovem José Leôncio, um peão de comitiva que se muda com seu pai, Joventino, para o Pantanal depois de comprar uma fazenda. Os dois decidem criar gado e passam a caçar bois selvagens nas redondezas, mas, um dia, Joventino sai sozinho e não retorna.
Anos depois, José Leôncio se torna um fazendeiro rico e dono de grandes propriedades. Ele se casa com a bela e mimada Madeleine (Bruna Linzmeyer), que, sendo uma moça da cidade grande, não se adapta ao mundo rural e foge para o Rio de Janeiro com o filho pequeno dos dois, Joventino Neto (Jesuíta Barbosa).
Trilha sonora de Além da Ilusão: Novela da Globo toca músicas de Anitta, Gaby Amarantos e até Lady GagaJá adulto, o menino regressa ao Pantanal na expectativa de conhecer o pai, mas, devido a visões de mundo diferentes, os dois não conseguem se entender. Joventino resolve então voltar à cidade grande – não sem antes se apaixonar por Juma Marruá (Alanis Guillen), uma moça criada como selvagem pela mãe, Maria (Juliana Paes). Cheio de amor pela pantaneira, Joventino decide levá-la consigo para o Rio.
Pantanal vai voltar ao ar 32 anos após o lançamento da obra original. O elenco ainda reúne nomes de peso como Dira Paes, Débora Bloch, Murilo Benício, José Loreto, Osmar Prado, Caco Ciocler, Silvero Pereira, Julia Dalavia, entre outros.