Antes do MCU gerar séries como WandaVision e Loki, a Marvel já tinha diversos personagens em séries de TV. Dentre os mais famosos, estão projetos como Demolidor e Jessica Jones, interpretados respectivamente por Charlie Cox e Krysten Ritter, no mundo dos Defensores da Netflix. Só que a plataforma cancelou todos os projetos em 2018 e 2019, deixando a gente apenas com a esperança que um dia voltariam. Isso está começando a acontecer, mas tem um custo: esses shows vão sair da plataforma do TUDUM. Calma que a gente explica!
Demolidor e outras séries da Marvel vão sair da Netflix
Nos últimos dias, fãs perceberam que as séries Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro, Os Defensores e O Justiceiro estão com seus dias contados na Netflix. Em suas respectivas páginas no streaming, aparece a mensagem que eles serão removidos do catálogo a partir de 1º de março. Agora, não é incomum shows saírem da plataforma, porém isso não costuma acontecer com produtos originais do TUDUM.
As séries foram produzidas pela Marvel Television, um setor que não existe mais, já que o foco foi para programas produzidos pela própria Marvel Studios. Demolidor estreou em 2015, com Charlie Cox no papel principal. A partir daí, surgiram Jessica Jones com Krysten Ritter, Luke Cage com Mike Colter, Punho de Ferro com Finn Jones, Os Defensores e O Justiceiro com Jon Bernthal (que apareceu em Demolidor). Tirando a minissérie que uniu os 4 heróis principais, todas os shows tiveram, pelo menos, duas temporadas.
Segundo reportagem do Deadline, essas séries voltarão para o controle da Marvel e, consequentemente, para a Disney também. Ainda não sabemos que tipo de acordo aconteceu entre as grandes companhias de entretenimento sobre a distribuição das obras. Tecnicamente, os personagens sempre foram da Marvel, porém o contrato que licenciava seu uso para a Netflix impedia que eles fossem usados até dois anos após o cancelamento dos shows no streaming.
Demolidor e séries da Netflix vão para o Disney+?
Antes que os fãs se desesperem com o desaparecimento de suas séries queridas da Marvel na Netflix, é preciso considerar algo importante. Ainda de acordo com o Deadline, a Disney tem intenção de voltar a disponibilizar esses conteúdos rapidamente em suas plataformas — no caso dos Estados Unidos, existem as opções Disney+ e Hulu; enquanto no Brasil, isso pode acontecer pelo Disney+ ou Star+.
Casos semelhantes aconteceram com outras séries das extintas Marvel Television, tanto que Agents of S.H.I.E.L.D., Fugitivos e Inumanos estão disponíveis no Disney+.Por outro lado, muitos consideram que o teor adulto de Demolidor e companhia não seria compatível com o Disney+, então seriam lançados no Star+, fazendo companhia a outros projetos mais maduros, como Logan e Deadpool.
Uma boa notícia é que a Marvel demostrou interesse em adicionar esses personagens em seu universo cinematográfico. Charlie Cox reprisou o papel de Matt Murdock em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Recentemente, o chefão Kevin Feige confirmou o retorno dessa versão de Demolidor: “Se você ver o Demolidor nas próximas produções, sim, Charlie Cox seria o ator que interpretaria o Demolidor. Onde vemos isso, como vemos isso, quando vemos isso, resta esperar”.
É importante ressaltar que o grande inimigo de Matt Murdock, Wilson Fisk, teve papel importante no episódio final de Gavião Arqueiro. Muitos acreditam que isso seria a porta de entrada para Echo, a série spin-off focada em Maya Lopez (Alaqua Cox) que está desenvolvida pro MCU. A personagem tem conexões com o Rei do Crime e Demolidor nas HQs, então não seria absurdo pensar que eles podem surgir nesse show.