O Globo de Ouro pode estar com uma reputação manchada, mas deu um grande passo para maior representatividade em sua premiação. A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood elegeu Michaela Jaé Rodriguez, ou simplesmente MJ Rodriguez, como a melhor atriz em série de drama por Pose. Assim, ela se torna a primeira atriz trans a vencer o prêmio em sua história.
MJ Rodriguez estava concorrendo contra grandes nomes, como Jennifer Aniston (The Morning Show), Uzo Aduba (In Treatment), Christine Baranski (The Good Fight) e Elizabeth Moss (The Handmaid's Tale). A moça foi revelada em Pose, que fez história com o maior número de atrizes trans em seu elenco regular. Durante 3 temporadas, ela viveu Blanca Evangelista na série do FX, uma mulher trans que luta por sua comunidade, dentre bailes e luta contra a epidemia do HIV. Pose também estava na disputa de melhor ator (Billy Porter) e melhor série.
Ao contrário dos anos anteriores, o Globo de Ouro 2022 aconteceu numa cerimônia fechada. O evento está sofrendo boicote das celebridades de Hollywood, após acusações de racismo e corrupção durante a edição de 2021 - relembre a polêmica toda em nossa matéria especial. Desde então, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) declara que está, aos poucos, tomando medidas para mudar a situação, a fim de promover a edição do ano voltando à tradição, sendo exibida na TV.