A segunda temporada de The Witcher chegou à Netflix trazendo alguns novos elementos para o universo de Geralt de Rivia (Henry Cavill) e, entre eles, estão os monólitos. Estes “artefatos” mágicos são cruciais durante toda a história e mais especialmente ao final, quando acompanhamos a reviravolta com Ciri (Freya Allan). Ficou confuso? A gente explica o que são os monólitos.
O que são monólitos em The Withcer?
Mais de mil anos antes dos acontecimentos principais de The Witcher, um evento cataclísmico deu origem ao Caos - o mesmo tipo de magia controlado por Yennefer (Anya Chalotra) - e aos monólitos, que servem como portais para outras dimensões e são extremamente poderosos. Na série da Netflix, eles têm ligação forte com a história de Ciri: logo no início da primeira temporada, vemos a princesa causar um abalo sísmico com seu grito, o que destrói um dos monólitos.
Estes artefatos voltam a ganhar importância na segunda temporada quando Eskel (Basil Eidenbenz), um dos bruxos companheiros de Geralt, é infectado após batalhar contra um monstro. O personagem morre e quando Vesemir (Kim Bodnia), o mentor de Geralt, o examina, a presença de uma substância estranha chama a atenção de Ciri e ela conclui que se trata de um fragmento do monólito que ela destruiu na temporada anterior.
Por que os monólitos são perigosos?
Com a morte de Eskel e a revelação de que Ciri abriu um desses portais, ficamos sabendo que eles são capazes de trazer criaturas de outras dimensões para a deles - o que, obviamente, tem um potencial destruidor. Isso fica ainda mais claro quando Ciri é possuída no final da segunda temporada.
Quem é Voleith Meir em The Witcher?
Uma das entidades que veio à esta dimensão através dos monólitos chama-se Voleith Meir, que toma conta do corpo de Ciri no final da temporada com o objetivo de usar os poderes da princesa para voltar à dimensão de onde veio. Conhecida como Mãe Imortal e inspirada na Baba Yaga, lenda famosa do folclore eslavo, a criatura foi capturada pelos bruxos e presa a uma cabana mágica - a casa com pernas que vemos na série.
Voleith Meir conseguiu escapar de sua prisão graças a Yennfer, Fringilla (Mimi Ndiweni) e Francesca (Mecia Simson): isso porque a criatura se alimentou da dor das três para se fortalecer e, em seguida, saiu atrás da Ciri, com o objetivo de usar o poder dela para abrir mais um portal, que estava localizado na fortaleza de Kaer Morhen. Quando ela consegue abri-lo, vemos monstros de outras dimensões escaparem e lutarem contra os bruxos.
A forma como estes portais funcionam e como Geralt lidará com eles ainda são questões não muito detalhadas. A expectativa é de que poderemos ver o desenrolar desta situação e do poder de Ciri na 3ª temporada de The Witcher, já confirmada pela showrunner Lauren Schmidt Hissrich.