A segunda temporada de The Witcher tem como ponto central o desenvolvimento de Cirilla (Freya Allan) e a relação de pai e filha que se estabeleceu entre ela e Geralt de Rivia (Henry Cavill). Mas toda a história entre os dois começou muito antes de Ciri nascer e o “destino” cruzou o caminho dos dois por meio da Lei da Surpresa. Entenda tudo sobre a tradição do universo do bruxo que surgiu na obra literária original inspirada na mitologia eslava e foi adaptada para a série da Netflix.
O que é a Lei da Surpresa em The Witcher?
Trata-se de um costume milenar no universo de The Witcher e é, basicamente, uma recompensa oferecida a alguém que salvou a vida de outra pessoa. Pela Lei da Surpresa, alguém que foi salvo da morte por outra pessoa deve a seu salvador algum bem que possui, mas não poderá escolher qual e é possível que ainda nem saiba que o possui. Vale destacar ainda que nem o próprio ganhador da recompensa sabe qual será seu pagamento.
Na série, o conceito foi um dos pontos mais importantes apresentados na primeira temporada (episódio 4, “Banquetes, Bastardos e Funerais”). Na cena, conhecemos Duny, um cavaleiro amaldiçoado que foi transformado em um ouriço. Ele havia salvado a vida do rei Roegner, marido da Rainha Calanthe de Cintra, anos antes e exigiu a Lei da Surpresa como recompensa. O “prêmio” da Lei acabou sendo Pavetta, filha dele e de Calanthe. A rainha, claro, não concordou com isso e mandou seus guardas matarem Duny.
Ligação entre Geralt e Ciri
É aí que Geralt surge na história. O protagonista chegou à Cintra com o bardo Jaskier (Joey Batey) e, ao presenciar a ordem da execução, acaba salvando a vida de Duny. Ele, então, reinvindica a Lei da Surpresa como recompensa, mas não sabia que Pavetta já estava esperando um bebê de Duny. Acontece que os dois haviam se conhecido e se apaixonado e, antes mesmo de Duny exigir sua recompensa, a Princesa Pavetta engravidou de uma menina, Cirilla.
Ao descobrir que havia ganhado uma “criança surpresa”, Geralt decide ignorar a Lei da Surpresa e vai embora. Como a série nos mostra no episódio final da primeira temporada, o “destino” acaba se cumprindo e os dois se encontram novamente. Geralt, então, assume a responsabilidade de proteger Ciri - uma história que ainda veremos se desdobrar na 3ª temporada da série, já confirmada pela showrunner Lauren Schmidt Hissrich.
Por que a Lei da Surpresa precisa ser cumprida?
Por se tratar de um costume muito antigo, a grande motivação para que os personagens do universo de The Witcher obedeçam à lei com poucos questionamentos é o medo de mexer com o futuro, o que já está destinado a acontecer. Não existe uma regra que obrigue o cumprimento, mas por ser uma tradição muito forte, uma espécie de código de honra faz com que a Lei da Surpresa seja obedecida.