No último mês, Andréa Beltrão protagonizou uma cena de masturbação em Um Lugar Ao Sol e gerou repercussão entre os espectadores que aprovaram o momento apresentado e outros que não gostaram. Duas semanas após a exibição, a atriz que interpreta a personagem Rebeca afirmou que está satisfeita com o debate sobre sexualidade feminina em horário nobre.
Em entrevista ao jornal O Globo, Andréa Beltrão foi questionada sobre a repercussão da cena de masturbação e comentou que gostou do teor provocativo do momento. “Achava que essa cena não iria passar, porque são tempos tão retrógrados, tão Idade Média. [Foi] um bom combate. Me mandaram pessoas dizendo “que absurdo uma mulher se masturbando na hora do jantar”. Bom, a gente não escolhe exatamente a hora que vai se masturbar, né? Cada mulher se masturba na hora que dá vontade nela.”
Fazendo história após 40 anos desde a última vez em que foi exibida uma masturbação feminina nas novelas da Globo, a atriz afirmou que não sentiu nenhum constrangimento ao gravar a cena. Na sequência, a personagem Rebeca estava segurando o livro “As Mil e Uma Noites”, o qual considerou importante no trecho mostrado.
“Foi um barato, elegante, delicado. Senti um respeito, não tive constrangimento. Levei esse livro para a gravação na primeira cena que fiz. Rebeca é uma mulher que lê, e quis colocá-lo. Não foi de caso pensado para essa cena, mas calhou. Foi demais, porque Sherazade é uma feminista imensa, salva muitas mulheres.”
A novela traz temas sensíveis para a discussão
A cena mencionada foi bastante comentada nas redes sociais e, no site oficial da novela no Gshow, a autora Lícia Manzo explicou a decisão de escrever a sequência: "Minha intenção ao escrever a cena foi tirar do armário algo normal e saudável. Que a mulher possa explorar, conhecer o próprio corpo. Escrevi a cena porque mulheres também sentem prazer e desejo. Porque a sexualidade é parte da vida das mulheres, e não só dos homens", afirmou.
De acordo com informações do site TV História, a última vez que a Rede Globo exibiu uma cena de masturbação foi na novela Coração Alado, produção de autoria de Janete Clair, que chegou às telinhas brasileiras em agosto de 1980. Após a exibição, o episódio em questão em que a cena foi mostrada foi apagado. Por este motivo, não há registros em vídeo.
No enredo de Um Lugar Ao Sol, os gêmeos Christian e Christofer (Cauã Reymond) são separados antes de completarem um ano de idade, após a morte da mãe no parto. Neste tempo, Christofer é adotado por um casal carioca e recebe o nome de Renato, enquanto Christian é enviado a um abrigo e passa todo o período da infância e adolescência lá. Com dezoito anos, a vida dos gêmeos acaba se cruzando novamente. A novela se aventura em temas polêmicos como relacionamentos intergeracionais e homoafetivos, violência doméstica, ensino na terceira idade, gordofobia, alcoolismo, entre outros.