Desde que voltou a passar na Globo, O Cravo e a Rosa — escrita por Walcyr Carrasco — vem conquistando números incríveis. O sucesso do início do século ultrapassou a audiência de diversos programas, se tornando a produção mais popular da televisão brasileira durante a tarde desta segunda-feira. E não é para menos: além da história incrível, a novela tem um elenco fantástico, repleto de estrelas icônicas que contribuíram para a nossa cultura.
Infelizmente, muitos deles já faleceram, como Castro Gonzaga — estrela de O Primo do Cangaceiro —, Cláudio Correia e Castro — que fez o lendário Klauss em Chocolate com Pimenta — e Eva Todor, que brilhou em projetos amados como América, Caminho das Índias e Salve Jorge.
Para homenageá-los e relembrar de seus incríveis papéis ao longo das décadas, confira todos os incríveis atores que já faleceram em O Cravo e a Rosa:
Castro Gonzaga (Dr. Felisberto)
Castro Gonzaga é definitivamente um dos maiores atores da televisão brasileira. Entre os seus trabalhos mais conhecidos, estão Malhação — onde deu vida ao Papai Noel em 1995 —, O Primo do Cangaceiro e A Próxima Vítima.
Em O Cravo e a Rosa, ele fez uma pequena participação especial como Dr. Felisberto, médico que auxilia Bianca (Leandra Leal) quando a personagem faz greve de fome. Castro faleceu aos 89 anos, em 2 de outubro de 2007, após sofrer falência múltipla de órgãos.
O Cravo e a Rosa: Veja como estão os atores mirins da novela da Globo; um deles dublou Harry PotterHenrique César (Ursulino)
Você se lembra de Henrique César em O Cravo e a Rosa? Ele interpretou o personagem Ursulino Montenegro na trama. O ator faleceu no Rio de Janeiro em 9 de janeiro de 2018, aos 84 anos, devido a um câncer.
Cláudio Correia e Castro (Normando)
Outro ator icônico na lista é Cláudio Correia. Ele já esteve em novelas amadas pelo público como Chocolate com Pimenta, Senhora do Destino e Porto dos Milagres. Em O Cravo e a Rosa, Correia dá vida a Normando Castor, um agiota que precisa fazer com que Petruchio (Eduardo Moscovis) pague suas dívidas.
Assim como Castro Gonzaga, o astro também sofreu com uma falência múltipla de órgãos que o levou a óbito no dia 16 de agosto de 2005, aos 77 anos, em Niterói.
Quanto Mais Vida, Melhor!: Atriz da nova novela da Globo fez Mulher-Maravilha com Gal GadotEva Todor (Josefa)
A trajetória de Eva Todor na cultura brasileira é brilhante. Destaque no teatro, cinema e televisão, a atriz interpretou a irritadiça Josefa, mãe de Heitor (Rodrigo Faro) e Dinorá (Maria Padilha) e sogra de Cornélio (Ney Latorraca) em O Cravo e a Rosa. Aliás, nada era mais engraçado do que ver a sua personagem perseguindo Cornélio o tempo inteiro.
Logo em seguida, a estrela participou de outras grandes produções como América (Miss Jane), Caminho das Índias (Cidinha) e Salve Jorge (Dália). E claro, não podemos esquecer de quando Eva reviveu Kiki Blanche de forma sublime na refilmagem de Ti Ti Ti (2010).
A partir de 2012, a atriz deu uma pausa na carreira, se afastando dos holofotes. Ela morreu em 2017 — aos 98 anos — no Rio de Janeiro, por decorrência de Parkinson e Alzheimer. Alguns problemas cardíacos e uma pneumonia também levaram a artista a óbito.
Nelson Xavier (Dr. Caio)
Outro participação mega especial em O Cravo e a Rosa foi a de Nelson Xavier, que interpretou o médico Dr. Caio. Ao longo da década passada, ele esteve presente em inúmeros filmes, como A Despedida (2014), Comeback (2016) e Trash: A Esperança Vem do Lixo (2014). Infelizmente, ele morreu em 2017, aos 75 anos, após desenvolver um câncer de pulmão.
Nildo Parente (Membro do Partido)
Nildo Parente — que faz um membro do partido de Nicanor Batista em O Cravo e a Rosa — faleceu em 2011, aos 75 anos de idade. A fatalidade ocorreu um mês após o ator sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Outros trabalhos importantes em sua carreira incluem a novela Celebridade, Paraíso Tropical e O Beijo da Mulher-Aranha.
Próximas novelas da Globo: confira quais são as novas produções da emissora