Sucesso nas telinhas desde a década de 70, Chaves fez parte da infância de diversas gerações ao longo dos anos. Afinal, diversos episódios já marcaram a cultura popular, com momentos icônicos. Além disso, existem várias piadas recorrentes dentre esses amados personagens. Enquanto um possível remake não sai do papel, o público tenta desvendar os grandes mistérios ao redor dessa história. Porém, uma recente revelação sobre Professor Girafales e Dona Florinda pode destruir as ilusões (e corações) de fãs ao redor do mundo.
O segredo do Professor Girafales em Chaves
Quem acompanhou Chaves, sabe que um grande casal dessa série era o Professor Girafales (Rubén Aguirre) e Dona Florinda (Florinda Meza). Ele era responsável por ensinar as crianças da vila, enquanto ela era a viúva mãe de Quico (Carlos Villagrán). Seu marido era um marinheiro que morreu depois de um naufrágio, sendo comido por uma baleia. Desde que o amigo de Chaves (Roberto Gómez Bolaños) começou a frequentar a escola, existe uma atração inegável entre eles, sempre culminando em visitas do Professor, com flores em suas mãos, e nesse icônico diálogo:
- Professor Girafales!
- Dona Florinda!
- Que milagre o Senhor por aqui!
- Vim te trazer esse humilde presente.
- Oh, mas o senhor não gostaria de entrar pra tomar uma xícara de café?
- Não seria muito incomodo?
- Claro que não, pode entrar!
- Depois da senhora.
Porém, sempre surgiu uma dúvida: por que o romance nunca rolou? Durante uma entrevista ao canal de Javier Alarcón no YouTube, Roberto Gómez Fernández, filho do criador da sitcom, fez uma revelação bombástica sobre o Professor, algo que vai destruir sua infância: "Professor Girafales usava aliança. Em vários capítulos, dá para ver a aliança em sua mão. Então, a verdadeira história do Professor Girafales é que ele é realmente casado!"
Ou seja, das duas uma: ou o Professor Girafales vivia enganando Dona Florinda, ou os dois viviam um caso extraconjugal e eram amantes! Você nunca mais vai ver Chaves da mesma forma, não é mesmo?
O legado de Chaves na TV
Recentemente, Roberto Gómez Fernández também falou sobre o motivo de Chaves nunca ter mãe no adorado seriado: "Por que ele era órfão?’ Era porque não tínhamos atores. Precisaria de um elenco gigante para ter famílias completas, não havia espaço." O filho de Bolaños também afirmou que está trabalhando pelo retorno da atração na TV brasileira, em entrevista ao nosso parceiro, o portal IGN. "Espero que voltem logo. Certas circunstâncias precisam ser resolvidas. Mas minha família e eu estamos vendo isso. Temos certeza de que, em breve, [Chaves e Chapolin] voltarão às telinhas."
Com mais de 300 episódios, Chaves foi produzido entre os anos de 1973 e 1980, gerando mais de 300 episódios. Desde então, esses personagens já ganharam um desenho animado e inspiraram até um musical no Brasil. Roberto Gomez Fernandez também afirmou que está desenvolvendo uma série spin-off de Chaves, contando o início da história do jovem órfão que morava no barril. Mas tal projeto ainda não ganhou previsão de lançamento.