Um Lugar ao Sol é a nova novela das nove da Rede Globo e tem um elenco de gigantes formado por Cauã Reymond, Alinne Moraes, Andreia Horta, Ana Beatriz Nogueira, Andréa Beltrão, Gabriel Leone, José de Abreu e Juan Paiva. Trazendo à tona temas sensíveis, a atração exibiu uma cena de masturbação no episódio que foi ao ar nesta quarta-feira (24), após 40 anos desde a última vez em que a emissora apresentou o momento íntimo parecido em novelas.
No capítulo em questão, Rebeca (Andrea Beltrão) se masturbou na cama. Com delicadeza e naturalidade, a cena foi apenas sugestiva, exibindo um comportamento que não deve ser entendido como algo proibido e polêmico, de acordo com a escritora Lícia Manzo.
Ao site oficial da novela no Gshow, a autora explicou a decisão de escrever a sequência: "Minha intenção ao escrever a cena foi tirar do armário algo normal e saudável. Que a mulher possa explorar, conhecer o próprio corpo. Escrevi a cena porque mulheres também sentem prazer e desejo. Porque a sexualidade é parte da vida das mulheres, e não só dos homens", afirmou.
De acordo com informações do site TV História, a última vez que a Rede Globo exibiu uma cena de masturbação foi na novela Coração Alado, produção de autoria de Janete Clair, que chegou às telinhas brasileiras em agosto de 1980. Após a exibição, o episódio em questão em que a cena foi mostrada foi apagado. Por este motivo, não há registros em vídeo.
Vale mencionar que a sequência de masturbação em Coração Alado foi feita pela atriz Débora Duarte que, atualmente, interpreta a mãe de Andrea Beltrão em Um Lugar Ao Sol. Nas redes sociais, os espectadores comentaram a cena exibida na Rede Globo:
Temas polêmicos em Um Lugar Ao Sol
No enredo de Um Lugar Ao Sol, os gêmeos Christian e Christofer (Cauã Reymond) são separados antes de completarem um ano de idade, após a morte da mãe no parto. Neste tempo, Christofer é adotado por um casal carioca e recebe o nome de Renato, enquanto Christian é enviado a um abrigo e passa todo o período da infância e adolescência lá. Com dezoito anos, a vida dos gêmeos acaba se cruzando novamente.
Um Lugar ao Sol: "No Brasil, oportunidades são roubadas diariamente da população", diz autora da novela (Entrevista)A novela se aventura em temas polêmicos como relacionamentos intergeracionais e homoafetivos, violência doméstica, ensino na terceira idade, gordofobia, alcoolismo e mais. Em entrevista ao AdoroCinema, a autora Lícia Manzo afirmou que não tem medo de abordar assuntos espinhosos pois acredita que todo personagem é humano:
"À medida que você se descola do estereótipo e busca humanidade dentro do nicho, acho difícil o público rejeitar. Porque o humano reconhece o humano. A gente é múltiplo. Esse discurso normopata vem apresentando sinais de falência há muito tempo. O que é normal? Quem é normal?", questiona a autora.
O diretor da novela, Maurício Farias, concorda e completa: "É uma chave muito poderosa quando você coloca [o debate] por meio de uma visão mais humana, mais carinhosa, mais afetuosa, com mais empatia. É o caminho que eu encontrei para falar de temas polêmicos, que são mais delicados ou mesmo tabus."