A partir desta segunda-feira (22), a TV Globo lança novela inédita na grade das 19h: Quanto Mais Vida, Melhor! é assinada por Mauro Wilson, roteirista de outras obras famosas da emissora, como Ilha de Ferro, A Grande Família e Sai de Baixo. Em entrevista coletiva com participação do AdoroCinema, ele compartilhou algumas de suas principais inspirações para construir a nova história - e, nela, o público encontrará referências a grandes obras do cinema.
A trama é estrelada por Vladimir Brichta, Giovanna Antonelli, Mateus Solano e Valentina Herszage como um quarteto de desconhecidos que, após um acidente, ficam cara a cara com a Morte, interpretada pela atriz A Maia, e recebem uma “segunda chance para viver”. No entanto, a entidade avisa que um deles encontrará seu fim definitivo dentro de um ano e, até lá, cada um passará por viradas surpreendentes.
Novela tem referências a Pulp Fiction e Closer
A atriz Valentina Herszage interpreta Flávia, uma dançarina de pole dance que trabalha em uma boate chamada Pulp Fiction, uma referência, claro, a um dos principais filmes de Quentin Tarantino. O longa não é o único que o público provavelmente vai reconhecer: a protagonista tem um visual bastante inspirado no de Natalie Portman em Closer - Perto Demais, considerado um dos melhores dramas românticos dos anos 2000.
A dançarina do filme de 2004 também serviu de referência para o estilo de vida da personagem, que adota uma espécie de alter ego quando está trabalhando, durante a noite, e assume uma postura mais discreta na vida do dia a dia. Ao explicar a montagem visual da novela, o diretor artístico Allan Fiterman falou sobre a atenção especial dada ao simbolismo das cores. “A Flávia vem de um cenário com mais roxo, rosa e mais underground porque o universo dela é a boate”, explicou, acrescentando que outros cineastas como Pedro Almodóvar e Wes Anderson também estão entre as referências visuais de Quanto Mais Vida, Melhor!.
Personagem de Giovanna Antonelli revisita O Diabo Veste Prada
Em outro núcleo, acompanharemos o mundo feroz da indústria estética. Giovanna Antonelli interpreta Paula, uma empresária poderosa e bem-sucedida, que comanda uma grande empresa de cosméticos. Linha-dura e viciada em trabalho, a personagem administra o lugar como uma general e é temida pelos funcionários. Reconheceu essa história? Mauro Wilson contou na entrevista que os espectadores verão algumas pitadas de O Diabo Veste Prada nesta trama.
Promete ser interessante também o conflito entre Paula e sua arqui-inimiga, que é interpretada pela atriz Julia Lemmertz. Também empresária, Carmem é dona da principal concorrente da protagonista e as duas vivem em pé-de-guerra.
Novela com musical
Uma das principais novidades que Quanto Mais Vida, Melhor! traz para a dramaturgia da Globo é a aposta em números musicais. Mauro Wilson e Allan Fiterman revelaram que serão vários os momentos em que veremos os personagens soltarem a voz. “A novela tem comédia, romance e drama, às vezes em uma cena só, e também é muito musical. O universo do pole dance, por exemplo, já é assim e temos um cenário fixo de karaokê. Decidimos juntos construir um musical semanalmente com performances dos protagonistas”, disse o diretor.
Nesse campo da novela, as referências ao cinema também não ficarão de fora e o autor contou que teve a ideia de trazer esse lado mais musical graças ao filme Magnólia, de 1999. “Tem um momento [no filme] em que os personagens todos cantam as mesmas músicas e isso cabe muito bem na nossa novela porque os quatro criam uma conexão e quase sempre estão na mesma vibe sentimental, então a música vai permeando os quatro. Não é algo que vem do nada, faz parte da história”, analisou.
Quanto Mais Vida Melhor! é um dos últimos lançamento da Globo em 2021 e estreia nesta segunda-feira, 22 de novembro, às 19h.