Mais de dois anos se passaram desde o controverso fim de Game of Thrones, mas não há dúvidas de que a série da HBO se tornou um dos maiores eventos da cultura pop atual. Completando uma década de seu lançamento em 2021, a produção não sai da boca do povo, sobretudo devido às inúmeras cenas de sexo que apresentou ao longo das seis temporadas. Kit Harington, o intérprete de Jon Snow, já afirmou ter sido "estranho" gravar os momentos picantes com Emilia Clarke – a eterna Khaleesi. Já Sophie Turner (responsável por viver Sansa Stark) chegou a revelar que teve suas aulas de educação sexual lendo os roteiros de GoT.
Nesta semana, o assunto voltou ao noticiário graças a uma declaração bombástica feita por Gemma Whelan, atriz britânica que encarnou Yara Greyjoy no drama épico. Em entrevista ao jornal The Guardian, ela contou mais detalhes sobre os bastidores das cenas de sexo – e o saldo defnitivamente não foi positivo. "Eles [os produtores e diretores] só diziam: 'Quando eu gritar 'ação', mandem ver'. Era uma bagunça. Mas, entre os atores, sempre havia o instinto de checar se estava tudo bem", admite.
Como são feitas as cenas de sexo na ficção? Bridgerton e Normal People usaram o mesmo recurso"Eu me lembro de uma cena com uma mulher em um bordel, e ela estava tão exposta que conversamos entre nós sobre onde a câmera estaria e o que ela se sentia confortável em fazer", continua Whelan. "O diretor pode dizer: 'Morda um pouco o seio dela, depois dê um tapa na bunda dela e vai'".
A atriz também comentou a experiência de contracenar com Alfie Allen, que interpretou Theon Greyjoy, irmão de sua personagem. Na 2ª temporada de GoT – e a primeira de Whelan –, Yara e Theon tiveram um momento quente sem saber que eram parentes. Em tal cena, os dois estavam montados em um mesmo cavalo, e Theon deveria tocar as partes íntimas da irmã.
“Alfie me perguntou: ‘Está tudo bem? Como vamos fazer isso funcionar?'", relata Whelan. "Com [a ajuda de] diretores de intimidade, tudo é uma questão de coreografia – você vai para lá, eu vou para cá, e a permissão e consentimento estão dados antes de começar. É um passo na direção certa", completa.
Jason Momoa briga com repórter após pergunta sobre cena de estupro em Game of ThronesVale lembrar que o primeiro spin-off de GoT, intitulado House of the Dragon, chega ao catálogo da HBO Max em 2022. Baseado no livro "Fogo & Sangue", lançado em 2018 por George R.R. Martin, o prelúdio vai narrar a história da Casa Targaryen, antes do nascimento da icônica Daenerys Targaryen. A série vai contar desde a chegada de Aegon, o Conquistador a Westeros – acompanhado de suas irmãs-esposas – até a desastrosa guerra civil que ficou conhecida como "A Dança dos Dragões".
O gigantesco elenco inclui nomes como Matt Smith (The Crown), Emma D'Arcy (Truth Seekers), Olivia Cooke (Bates Motel), Rhys Ifans (Elementary), Paddy Considine (Peaky Blinders), entre outros. Miguel Sapochnik – que já havia dirigido dois episódios da 8ª temporada de GoT – vai servir como showrunner da nova produção, composta de 10 episódios.