Enquanto Grey’s Anatomy chega à 18ª temporada com novos dramas para Meredith (Ellen Pompeo), antigas tretas dos bastidores da série continuam a vir à tona com novos depoimentos de atores que já fizeram parte do elenco. Desta vez, a polêmica veio com Isaiah Washington, que interpretava o Dr. Burke: segundo o ator, o clima com Patrick Dempsey no set de Grey’s era muito pior do que já foi divulgado e a protagonista da série teria sido paga para não denunciá-lo.
Segundo Washington, Ellen Pompeo recebeu 5 milhões de dólares “por baixo dos panos” para não denunciar o comportamento tóxico e abusivo que Patrick Dempsey tinha com os colegas. O antigo ator de Grey’s Anatomy afirmou que a negociação aconteceu na época do surgimento do movimento Me Too, em que muitas artistas se manifestaram sobre abusos.
As declarações do ator foram feitas ao livro How to Save a Life: The Inside Story of Grey’s Anatomy, que conta com depoimentos de outros atores, como o da atriz Sarah Drew, a April da série. A artista disse que não ficou satisfeita com o final de sua personagem e que tentou conversar com os roteiristas sobre o assunto - sem sucesso.
Brigas nos bastidores de Grey’s Anatomy
Isaiah Washington reforçou diversas vezes que Patrick Dempsey “desde o primeiro dia não foi um cara legal” e que também teve conflitos com Ellen Pompeo. O ator afirmou que foi cotado para interpretar o papel de Dempsey, mas que foi coagido a não fazer os testes. “Originalmente, fui para ser Derek Shepherd e me pagaram 10 mil dólares para não fazer o teste. Eu aceitei o dinheiro”, disse.
Além disso, o ator ainda afirmou que Ellen Pompeo ficava incomodada com o sucesso de seus colegas. “Ela não acreditava que todos estavam mais interessados em mim e na Sandra Oh do que nela. Então não fiquei chocado com o que ela disse sobre Denzel Washington”, disse. O comentário de Isaiah faz referência à uma declaração recente da atriz, que revelou ter brigado com o ator vencedor do Oscar por causa da série.
Ellen Pompeo e Patrick Dempsey revelam episódio que odiaram em Grey’s Anatomy: “Foi horroroso”Por que Burke saiu de Grey’s Anatomy?
Isaiah Washington deixou o elenco principal de Grey’s Anatomy em 2007, sob circunstâncias delicadas: ele foi acusado de dirigir ofensas homofóbicas à T. R. Knight, que interpretava George O'malley na série. Ao livro, Isaiah disse que a polêmica foi usada pela equipe para abafar os abusos no set. “Foi uma tática para encobrir o comportamento tóxico de muitos dos meus colegas na série. E sobretudo de Patrick Dempsey”, pontuou.