Gilberto Braga, autor de novelas conhecido pelo trabalho na Globo, morreu nesta terça-feira (26) aos 75 anos após uma infecção generalizada. Nascido em 1945, ele estreou como novelista em Corrida do Ouro (1974), produção da qual dividiu autoria com Lauro César Muniz e Janete Clair. Entre suas novelas mais célebres estão Escrava Isaura, Vale Tudo, Dancin' Days e Paraíso Tropical.
De acordo com apuração do G1, o artista estava internado há quatro dias após ter sofrido uma perfuração no esôfago, o que levou a infecção generalizada. Antes, já estava com dificuldades para andar, e tinha passado por uma cirurgia na coluna, uma no coração e uma hidrocefalia.
Carioca, Gilberto Braga estudou Letras na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Seus primeiros trabalhos foram na imprensa, como crítico de teatro e cinema. Após a estreia na televisão, assinou a autoria da novela Senhora (1975), uma adaptação do romance de José de Alencar. Seu primeiro sucesso foi com Escrava Isaura (1976), trama também adaptada da literatura.
A estreia no horário nobre ocorreu com Dancin' Days (1978), que também escreveu com Janete Clair. Mas seu primeiro prêmio veio de Água Viva, em 1980, que ganhou o Troféu Imprensa de melhor telenovela.
Gilberto Braga marcou a história da teledramaturgia brasileira quando escreveu Vale Tudo (1988), junto com Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. Estrelada por Regina Duarte e Glória Pires, a novela abordou a questão da integridade ética no Brasil, com um forte tom de crítica social e política.
O reconhecimento fora do Brasil veio em 2008, quando sua novela Paraíso Tropical (2007) ganhou indicação ao 36º Emmy Internacional. A trama foi escrita junto com Ricardo Linhares e contou com Alessandra Negrini, Fábio Assunção, Tony Ramos, Glória Pires, Wagner Moura, Camila Pitanga, Marcello Antony e Vera Holtz.
Alguns artistas que trabalharam com Gilberto Braga lamentaram a morte do autor. Confira: