No último ano, a Netflix apostou na categoria de séries documentais e lançou atrações como Perícia Viciada, The Keepers e A Máfia dos Tigres. Este último fez grande sucesso entre o público durante o início da pandemia de coronavírus e, para a alegria dos fãs, vai ganhar uma segunda temporada ainda no ano de 2021.
Com o retorno dos produtores Eric Goode e Rebecca Chaiklin na 2ª temporada, A Máfia dos Tigres nos apresentou a história de Joseph Allen Maldonado-Passage, popularmente conhecido como Joe Exotic. Ele é um criador de grandes felinos, cantor country, adepto à poligamia e duplamente candidato para presidente nos Estados Unidos, em 2016, e governador de Oklahoma, em 2018.
A Máfia dos Tigres: Joe Exotic sabe quem gostaria que o interpretasse em um filme ou série de TVNo primeiro ano da série, o público acompanhou a rivalidade entre Joe e a ativista animal Carole Baskin, que ameaçava tirar as dezenas de tigres da posse de Joe Exotic. Logo, o criador dos felinos se revolta e planeja eliminar sua adversária ao contratar um assassino de aluguel para cometer o crime. Por fim, seus atos ilegais o levaram para trás das grades, em uma detenção de 22 anos de duração.
Consequências para quem apareceu em A Máfia dos Tigres
Desde o lançamento da série, Joe Exotic não é o único integrante de A Máfia dos Tigres a passar por tempos difíceis: Jeff Lowe e sua esposa Lauren, que tiveram grande destaque na série, tiveram mais de cinco dúzias de felinos apreendidos em seu zoológico de Oklahoma pelas autoridades federais depois que foram acusados de violar a Lei das Espécies Ameaçadas em maio.
Além disso, Erik Cowie, que testemunhou contra Joe Exotic após trabalhar como um dos cuidadores em seu parque de tigres particular (que desde então foi convertido em um cenário privado para conteúdos de A Máfia dos Tigres) foi encontrado morto, aos 52 anos, no início deste mês. E Doc Antle, dono de um zoológico que também apareceu na série, foi indiciado por tráfico de vida selvagem em outubro de 2020.
O que pode ser explorado na 2ª temporada?
Carole Baskin e o mistério do desaparecimento de seu marido Jack Lewis continuam a fascinar os telespectadores. Jeff Lowe, que assumiu a propriedade do zoológico Exotic, em Oklahoma, antes de ser invadido pelos federais, afirma que Baskin pode ter desempenhado um papel no desaparecimento de Lewis em 1997. "Não há dúvidas. Nós sabemos muito mais do que aquele documentário mostrou.”
Ao ser questionado sobre a 2ª temporada no ano passado, Jeff Lowe disse que não tinha certeza se os participantes dos primeiros episódios da série estariam envolvidos na nova fase da produção, especialmente Carole Baskin, que se negou a retornar e se sentiu enganada sobre a verdadeira natureza do documentário. De acordo com ele, após sofrerem tantas perdas com o lançamento de A Máfia dos Tigres, pode ser que a atração da Netflix tenha menos colaboração.
É esperado que a segunda temporada seja centrada nos anos de prisão de Joe Exotic e em como está a vida de todos os envolvidos. Segundo Eric Goode e Rebecca Chaiklin, há tanto material para ser exibido que a produção teve dificuldades em fazer os recortes — devido à limitação de tempo.