Faltam apenas dois dias para a entrega dos troféus para os filmes e séries indicados ao Emmy 2021. Neste ano , Disney+ e Netflix lideram no número de categorias e um dos destaques é O Gambito da Rainha: um dos maiores fenômenos da história do streaming tem nada menos do que 18 indicações. Nos bastidores, por outro lado, uma polêmica surgiu recentemente e a Netflix está sendo processada por conta de um trecho do episódio final da série. Entenda a história.
No sétimo episódio de O Gambito da Rainha, por volta dos 38 minutos, um comentarista do campeonato de xadrez diz que a característica mais incomum de Beth (Anya Taylor-Joy) é o fato de ser uma mulher. “E isso nem é algo único na Rússia. Há Nona Gaprindashvili, mas ela é campeã mundial feminina e nunca enfrentou homens”, diz o personagem. O problema é apesar de a série ser uma história de ficção, Nona é uma pessoa real atualmente com 80 anos de idade, a enxadrista georgiana foi pioneira no esporte, sendo a primeira mulher a receber o título de Grande Mestre do Xadrez, um título honorário concedido a atletas com desempenho excepcional.
Além disso, ao contrário do que diz a série, Nona enfrentou, sim, oponentes masculinos - e venceu contra boa parte deles. Foi por conta desta fala que a enxadrista abriu um processo judicial milionário contra a Netflix, alegando que o roteiro diminui e degrada os feitos dela perante uma audiência de milhões de pessoas. Além da indenização, os representantes legais de Nona pedem que esta fala específica, sobre nunca ter enfrentado homens, seja removida.
O Gambito da Rainha: Entenda o título da minissérie estrelada por Anya Taylor-JoyEm entrevista publicada pelo The New York Times, Nona Gaprindashvili afirma que O Gambito da Rainha tentou apagar sua importância histórica no esporte. “Ele tentaram fazer uma personagem ficcional que estava abrindo caminhos para outras mulheres quando, na realidade, eu já abri e inspirei gerações. Esta é a ironia”, diz. A defesa da enxadrista diz ainda que a série mentiu propositalmente sobre as conquistas de Nona apenas para dramatizar a situação, dando a entender que nenhuma mulher na história havia feito o que a personagem fez.
O que a Netflix respondeu?
O processo judicial foi registrado em Los Angeles, nos Estados Unidos, e ainda aguarda o posicionamento da Netflix. Mas o New York Times também publicou a declaração feita pelo streaming: “A Netflix respeita a Sra.Gaprindashvili e sua ilustre carreira, mas acreditamos que a acusação não tem mérito e lutaremos vigorosamente para defender o caso”.
O Gambito da Rainha no Emmy 2021
A série, lançada no final de 2020, se consagrou como uma das atrações mais assistidas da história da Netflix e, até o momento, é a maior vencedora do Emmy, com 9 troféus nas categorias técnicas, premiadas no fim de semana anterior ao grande evento. Neste ano, a cerimônia do Emmy acontece em 19 de setembro.
Mais uma vez, o AdoroCinema chegou ao top 3 do Prêmio iBest, a mais importante premiação da internet. Estamos concorrendo à melhor iniciativa digital na categoria Cinema, TV e Streaming e gostaríamos de contar com o seu voto. Clique aqui para votar na gente!