O Emmy Awards 2021 está chegando e WandaVision, série da Marvel no catálogo do Disney+, foi um dos destaques na lista de indicados da premiação, recebendo ao todo 23 indicações – perdendo apenas para The Mandalorian e The Crown, ambas com 24. Essa foi a primeira série do Universo Cinematográfico Marvel lançada no streaming Disney+, e mostra que a Marvel está muito bem representada em sua estreia no Emmy. Pensando nisso, o AdoroCinema vai explicar os motivos para o sucesso de WandaVision e o que credencia a produção para sair como uma das grandes vencedoras da tradicional premiação.
Emmy 2021: O Gambito da Rainha ou WandaVision? Confira as apostas do AdoroCinema para os vencedoresWandaVision é uma grande homenagem para sitcoms clássicas da TV
Após os eventos de Vingadores: Ultimato (2019), Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) se esforçam para levar uma vida normal no subúrbio e esconder seus poderes. Mas a dupla de super-heróis logo começa a suspeitar que nem tudo está tão certo assim. Eles se encontram, na verdade, dentro de uma constante sitcom, que vai desde a década de 50 até os dias de hoje. Conforme o tempo passa, eles perdem o controle da situação, sem saber mais o que é real e o que é ficção. Eles ficam presos em um eterno vai e vem: da Era de Ouro da TV nos EUA, com imagens em preto e branco, ao presente.
Sabemos bem que as premiações costumam consagrar produção que homenageam o cinema ou a TV, isso é o que credencia WandaVision como uma das principais forças do Emmy Awards 2021. A produção deu inicio à Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel, mas consegue ir além da "fórmula Marvel", especialmente em seus primeiros episódios, quando ambienta sua narrativa em uma realidade de sitcom e brinca ao recriar seis décadas de televisão diferentes, passando por The Dick Van Dyke Show, A Feiticeira, The Brady Bunch, Três é Demais, Malcolm in the Middle, Modern Family e até mesmo The Office.
Essa ambientação e produção de design, figurino e maquiagem acontece sem deixar de lado a exploração do universo da Marvel, ganhando relevância para o futuro no cinema quando desenvolve seus personagens principais com profundidade, tanto seus poderes quanto suas personalidades – com destaque para Elizabeth Olsen como Feiticeira Escarlate. Ou seja, todos esses elementos fazem de WandaVision merecedora do Emmy de Melhor Minissérie, mas a concorrência não é nada fácil. O Gambito da Rainha e Mare of Easttown são as favoritas, sem falar que ainda temos I May Destroy You e The Underground Railroad na categoria.
WandaVision: Crítica completa da primeira série da Marvel no Disney+WandaVision explora temas sérios e dá espaço para os atores brilharem
O enredo de WandaVision gira entorno de Wanda Maximoff, em uma jornada de autodescobrimento e precisando lidar com o luto. Por isso, a série consegue mergulhar em temas importantes para desenvolver as personalidades de seus protagonistas, mes sem nunca esquecer a comédia e seu lado descontraído.
Como disse Katiúscia Vianna na crítica completa de WandaVision no AdoroCinema: "O universo de WandaVision se torna um parque de diversões para seus atores. Elizabeth Olsen e Paul Bettany brilhavam nas cenas de comédia, encarnando os estilos de cada época, mas o destaque mesmo fica com a intérprete da Feiticeira Escarlate, que sabe equilibrar o lado poderoso e assustador de Wanda, com a fragilidade da personagem". Pensando nisso, claro que essas estrelas não ficariam de fora das indicações ao Emmy.
WandaVision é sobre a dor de Wanda, então Elizabeth Olsen rouba a cena e é uma das atrizes indicadas que mais merece o prêmio de Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para TV, mas vai ter que bater outras fortes candidatas como Anya Taylor-Joy (O Gambito da Rainha), Kate Winslet (Mare of Easttown), Michaela Coel (I May Destroy You) e Cynthia Erivo (Genius: Aretha). Por outro lado, Paul Bettany tem chances maiores levar o prêmio de Melhor Ator, ainda que enfrente nomes fortes como Hugh Grant (The Undoing), Leslie Odom Jr. (Hamilton), Ewan McGregor (Halston) e Lin-Manuel Miranda (Hamilton).
Emmy 2021: Onde assistir a todas as séries indicadas?Para finalizar, Kathryn Hahn rouba a cena como uma antagonista misteriosa de WandaVision e, por isso, é a grande favorita para levar o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Filme para TV, concorrendo com Phillipa Soo (Hamilton), Renée Elise Goldsberry (Hamilton), Julianne Nicholson (Mare of Easttown), Jean Smart (Mare of Easttown) e Moses Ingram (O Gambito da Rainha). WandaVision foi uma das surpresas mais interessantes na temporada de premiações, mas deve sair com vitórias no Emmy 2021, confirmando sua popularidade e aclamação crítica – inclusive saiu vitoriosa em três categorias técnicas dos primeiros prêmios anunciados do Emmy Awards 2021.
O Emmy Awards 2021 acontece no próximo domingo, 19 de setembro, sendo exibido pela TNT a partir das 21 horas. Fique por dentro da cobertura completa no site e nas redes sociais do AdoroCinema!
Mais uma vez, o AdoroCinema chegou ao top 3 do Prêmio iBest, a mais importante premiação da internet. Estamos concorrendo à melhor iniciativa digital na categoria Cinema, TV e Streaming e gostaríamos de contar com o seu voto. Clique aqui para votar na gente!