Topa tudo pelo like: a presença e a força dos influenciadores digitais já é incontestável no dia a dia da maior parte de nós, mas atrás dos filtros e selfies também pode existir um mundo muito mais complexo do que parece - e até um pouco surreal. É com a proposta de brincar com essa carreira que o Porta dos Fundos vai lançar As Seguidoras, série de comédia e suspense que será a primeira atração brasileira original da Paramount+. João Vicente de Castro, que assina como produtor, contou ao AdoroCinema como a trama vai conquistar seus próprios likes e que até ele, com mais de 1 milhão de seguidores, ainda se choca com algumas loucuras da realidade - às vezes, falta dela - da fama na internet.
As Seguidoras: Nova série brasileira tem blogueira assassina
A série acompanhará a história de Liv (Maria Bopp), uma influenciadora digital que faz de tudo pelo engajamento, até que um "incidente" faz com que ela mate uma pessoa. O problema é que esse acontecimento não será uma exceção e a blogueira acaba virando uma serial killer acima de qualquer suspeita. Do outro, teremos Antônia (Gabz), uma podcaster especialista em crimes reais, que começará a seguir a influencer.
Completo o time está a atriz Raissa Chaddad, uma influenciadora ainda mais famosa do que Liv - as duas se odeiam, mas fingem uma amizade para os fãs nas redes sociais. Conhecida na TV pela série Me Chama de Bruna, a protagonista Maria Bopp também ficou famosa na internet como a “blogueirinha do fim do mundo”, justamente ironizando o estereótipo.
Das telinhas para as telonas: Conheça os filmes estrelados por Youtubers“Maria sempre foi nossa primeira opção. Quando começamos a pensar na série, pensamos nela. Por motivos óbvios - é muito talentosa, a blogueirinha foi um boom na pandemia e, ao mesmo tempo, ela tem essa ironia, o sarcasmo que a gente gosta muito”, explica João Vicente. “A série como um todo é inovadora, tem um plot interessante com uma blogueira serial killer. Acho que as pessoas vão se sentir vendo algo muito novo, que vai dar vontade de maratonar, de querer segunda temporada,” completa.
Quem tem seguidor, tem tudo?
Com o conflito entre o que está no Instagram e o que é a vida real como centro de As Seguidoras, João Vicente também fala sobre a briga entre os dois lados. “Tem essa serotonina que se libera quando a gente ganha um comentário, mas ao mesmo tempo tem essa positividade tóxica, essas mentiras. Tem pessoas que sigo que acordam se filmando, é uma loucura, mas é o que vende. Outro dia, o Fábio [Porchat] estava me contando de um influencer que vive aprisionado tendo que gerar cinquenta stories por dia. Fico chocado”, analisou.
As situações que veremos na série podem até parecer absurdas, mas não tanto quanto alguns episódios da vida real. “Viralizou uma mensagem de um produtor de elenco dizendo que o requisito [para contratação] era ter no mínimo dez mil seguidores no Instagram. Você não pede para um médico ter seguidores no Instagram, tampouco devia pedir para um ator. É muito triste e é só o caminho mais fácil que as pessoas estão tendo para conseguir audiência”, relembra o ator.
Para o bem ou para o mal, os números estão aí para comprovar a tendência: engajamento é dinheiro e, ao menos por enquanto, o jeito é aproveitar as vantagens e os recursos. “Eu trabalho com a rede social, ganho dinheiro com ela. Não posso fingir que acho bobagem, porque não acho. O problema é morar lá dentro. Estou falando como se tivesse 80 anos, mas eu adoro. Eu me sinto pressionado, mas vou aprendendo aos poucos. A caixinha de perguntas, por exemplo, acho que agora aprendi a fazer” brincou.
As Seguidoras terá inspiração em fatos reais
Além de fazer o público identificar muitos discursos da internet do mundo real, a série As Seguidoras ainda vai se conectar a elementos e pessoas de verdade e há influenciadores digitais no elenco - a youtuber Nátaly Neri é um dos nomes já confirmados. “Gosto da ficção que esbarra na realidade, de citar momentos que o público identifica. Fizemos essa gracinha de trazer influenciadores quase como uma piscada para o público. E pelo talento, não pelos seguidores”, pontua João Vicente.
Ainda sem data de estreia confirmada, As Seguidoras está com as filmagens em andamento e será lançada no Paramount+, serviço de streaming que chegou ao Brasil no início de 2021. O elenco conta ainda com Victor Lamoglia (Ninguém Tá Olhando), Tati Tibúrcio (Falas Negras), Giselle Batista (Cheias de Charme) e Stella Miranda (Eu, a Vó e a Boi), com roteiro de Manuela Cantuária, do Porta dos Fundos.
O AdoroCinema está concorrendo mais uma vez ao Prêmio iBest, a mais importante premiação da internet, na categoria Cinema, TV e Streaming e gostaria de contar com o seu voto. Então, clique aqui para votar na gente e nos seus favoritos em diversas categorias!