Minha conta
    A Saída na Netflix: Entenda o final e todos os detalhes da série que confundiu o público
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Editora-chefe
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, terror, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    A Saída é a nova série de suspense da Netflix que deixou muita gente sem entender direito o que rolou - mas nós explicamos todos os detalhes.

    ATENÇÃO: O texto contém spoilers do final da série A Saída.

    Quem deu uma olhada no Top 10 títulos mais assistidos no catálogo da Netflix no último final de semana provavelmente deu de cara com A Saída, nova série polonesa que deixou muita gente confusa com um final enigmático e um mistério não respondido para uma possível segunda temporada. Se você não entendeu muito bem o que rolou no fim de A Saída, calma: a gente explica todos os detalhes.

    O que realmente é a clínica Segunda Chance?

    No início da história, a clínica é apresentada como um centro de recuperação para jovens que perderam a memória por conta de algum evento traumático no passado. É neste contexto que conhecemos Julia/Karolina (Maria Wawreniuk), que é informada de que está na clínica porque seus pais morreram em um incêndio, cujas causas são desconhecidas. No final da série é que descobrimos que toda esta história foi inventada.

    A Segunda Chance, na verdade, era uma espécie de “escola” para filhos de pessoas ricas e influentes que, desde pequenos, são estimulados a desenvolver diversos tipos de habilidades - artísticas, científicas, entre outras. A questão é que esses talentos são roubados de outros jovens que, por meio de um tratamento tecnológico revolucionário, transferem (sem consentimento) essas habilidades para as crianças. 

    Assim, o que acontece por lá é que os pais pagam para que seus filhos se tornem prodígios. Com isso, os verdadeiros talentos e seus receptores ficavam com as mentes conectadas uns aos outros para essa “transferência”, que é arrancada de um e colocada no outro.

    Nove Desconhecidos: Quem está ameaçando Masha na série do Amazon Prime Video? (Teorias)

    O que era real e o que era alucinação de Karolina?

    Netflix

    A história que Karolina estava vivendo era uma alucinação completa, já que ela esteve em coma esse tempo todo, mas os “delírios” traziam elementos e pessoas da realidade. O mais evidente é Patrycja (Pola Król), irmã da protagonista - enquanto Karolina via a figura ruiva como um pesadelo, chamando pelo nome dela e pedindo que ela abrisse os olhos, a realidade é que a irmã mais nova estava com ela no hospital, pedindo que ela acordasse do coma, além de tocar a música clássica “Clair de Lune”, que se repete o tempo todo na série.

    Assim, os amigos que Karolina fez na clínica, os funcionários e as crianças que ela vê na clínica eram pessoas reais, mas não estavam naquele contexto em que ela via. Por fim, o incêndio também não era real - como vemos no fim, a mãe de Karolina está viva e o pai morreu anos antes, em outras circunstâncias. O incêndio foi o pretexto criado pela clínica para convencer a menina de que ela precisava do tratamento terapêutico. 

    O que era o computador?

    Mais para o fim da série, Karolina, Adam (Ignacy Liss) e Pawel (Michal Sikorski) descobrem um mega computador instalado no subsolo da clínica e descobrimos que lá estão localizadas as informações sobre os talentos e os receptores. A protagonista descobre que seu verdadeiro nome não é Julia, que não foi encontrado no sistema, assim como o de Pawel. Já Adam estava lá porque era um receptor. 

    A série não explica exatamente como a tecnologia funciona, mas fica subentendido que esse banco de dados está ligado aos cubos pretos que ficam perto dos pacientes e que a transferência das habilidades acontece por ali. 

    Matrix 4: O que o título do novo filme de Keanu Reeves significa para a franquia?

    Quem realmente era Adam?

    Netflix

    No final, Karolina reencontra Adam, que não a reconhece. Descobrimos então que o verdadeiro nome dele é Ksawery e ele não se lembra dela. Piotr (Marcin Czarnik), que ela via como um psicólogo da clínica, na realidade é o pai de Adam e comprou para ele o talento musical de Karolina. Ao fim do tratamento, fez com que o filho se esquecesse de tudo. 

    Por que Karolina e Magda sobreviveram e Szymon morreu? 

    Enquanto Szymon (Wojciech Dolatowski) se rendeu ao tratamento e deixou que a clínica explorasse suas habilidades até a última gota, Karolina e Magda/Janina Hass (Sara Celler-Jezierska) se rebelaram contra o sistema e “blindaram” a mente. O despertar acontece quando elas morrem dentro da alucinação - Karolina se joga na água e Magda se afoga na banheira. Depois, descobrimos que o trauma de Szymon por ter perdido seu talento foi tão grande que ele não resistiu. 

    Quem era a menininha?

    Durante a alucinação, Karolina é guiada por uma garotinha chamada Anielka (Martyna Nowakowska). No fim, descobrimos que a menina era filha da mulher que morava na mansão onde a escola funcionava e que ela estava recebendo o talento de Magda - é por isso que Anielka estava sempre presente nas aparições de Magda, inclusive na morte dela. 

    O que acontece no final de A Saída?

    Netflix

    Quando Karolina descobre a verdade, ela recebe a visita da Dra. Morulska (Marta Nieradkiewicz), a terapeuta da clínica. Descobrimos que ela foi demitida por Piotr (que tinha muita influência no lugar), por não estar conseguindo transferir o talento para Adam. A médica decide se vingar e alerta Karolina de que os amigos terão o mesmo destino de Szymon se não despertarem do coma. Aliás, os talentos dos amigos eram estes: Pawel era prodígio na tecnologia, Iza (Klaudia Koscista) era artista plástica e Milena (Zuzanna Galewicz) era prodígio da matemática. Agora, a missão resgate fica só para uma possível segunda temporada.

    Qual é a mensagem de A Saída?

    É claro que cada espectador pode tirar uma interpretação da história, mas uma das mensagens que podemos entender é a metáfora para o roubo de oportunidades: no mundo real, quem tem mais recursos consegue bancar a melhor educação, as melhores condições de desenvolvimento e aprendizado, enquanto aqueles que não têm, perdem oportunidades, mesmo que tenham ótimas habilidades. Em A Saída, esta ideia é extrapolada para o roubo do talento: os filhos das pessoas influentes recebem reconhecimento e prestígio às custas daqueles que realmente os têm, mas que precisam enfrentar todo tipo de obstáculo e que, muitas vezes, acabam esgotados.

    A Saída
    A Saída
    Data de lançamento 2021-08-25 | min
    Séries : A Saída
    Com Maria Wawreniuk, Ignacy Liss, Sara Celler-Jezierska
    Usuários
    3,5
    Assistir em streaming

    O AdoroCinema está concorrendo mais uma vez ao Prêmio iBest, a mais importante premiação da internet, na categoria Cinema, TV e Streaming e gostaria de contar com o seu voto. Então, clique aqui para votar na gente e nos seus favoritos em diversas categorias!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top