A série Loki apresentou em seu último episódio da primeira temporada o vilão Kang, o Conquistador pela primeira vez, interpretado pelo ator Jonathan Majors. Ele apareceu como uma variante do personagem, chamada "Aquele Que Permanece", que era a verdadeira responsável pela criação da Autoridade de Variância de Tempo (AVT) e por controlar a Linha do Tempo Sagrada. A série What If...? teve uma explicação rápida sobre linha do tempo no Universo Cinematográfico Marvel e pode significar que Kang não entendeu corretamente sobre esses conceitos.
"Aquele Que Permanece" explicou que quando algo acontece na Linha do Tempo Sagrada que não faz parte do plano, um evento Nexus acontece e um novo ramo temporal é criado, que se não for controlado pode abrir o caminho para uma loucura multiversal. What If...? é a primeira série animada da Marvel para o Disney+ e explora as infinitas possibilidades do multiverso no Universo Cinematográfico Marvel, e deu uma explicação diferente da que vimos em Loki.
Como What If...? mudou a percepção da linha do tempo da Marvel?
No final de Loki, Aquele Que Permanece explica para o Deus da Trapaça (Tom Hiddleston) e Sylvie Lushton (Sophia Di Martino) que ele era um cientista e descobriu que havia universos empilhados sobre o seu próprio, mas existiam outras versões dele ainda piores e acabaram com a paz entre as realidades, provocando uma guerra multiversal. Ele colocou ordem com a criação da AVT e da Linha do Tempo Sagrada – que impedia qualquer acontecimento não programado para evitar ramos na linha temporal que poderiam causar um caos no multiverso.
Na sequência de abertura de What If...?, o Vigia (dublado por Jeffrey Wright) explica que a linha do tempo não é linear e, em vez disso, um prisma, o que poderia abrir caminho para uma loucura multiversal muito mais fácil do que Kang explicou. Isso significa que um evento que quebra a linha do tempo pode abrir caminho para muitos outros, "quebrando" o universo em várias partes e criando ramificações infinitas, o que abre caminho para a locura do multiverso. Se Kang, o Conquistador não entendeu totalmente como a linha do tempo e o multiverso realmente funcionam, isso pode ter consequências perigosas no Universo Cinematográfico Marvel, abrindo caminho para outra guerra multiversal fora de controle. Vale lembrar que Loki preparou o multiverso na Marvel, preparando o caminho para Homem-Aranha 3, Doutor Estranho 2 e Homem-Formiga 3.
Ainda há muito a aprender sobre a linha do tempo e o multiverso, além de suas consequências – o que está sendo aprofundado em What If...?, a quarta série da Marvel no Disney+ depois de WandaVision, Falcão e o Soldado Invernal e Loki. Ela reimagina momentos icônicos de seus personagens em realidades diferentes, criando um multiverso de possibilidades infinitas em cada episódio. Alguns dos exemplos que veremos são: E se Peggy Carter (Hayley Atwell) tomasse o soro de super soldado? E se Killmonger (Michael B. Jordan) fosse rei de Wakanda e salvasse Tony Stark (Robert Downey Jr.)?
O primeiro episódio de What If...? está disponível Disney+, de 10 episódios que vão formar sua primeira temporada, com lançamento toda quarta-feira.
What If...?: Conheça a série que vai explorar o multiverso da Marvel no Disney+