Não é de hoje que séries espanholas fazem sucesso na Netflix. Após obras como La Casa de Papel, Elite e Vis a Vis; o novo fenômeno da plataforma é A Cozinheira de Castamar, adaptação do livro homônimo de Fernando J. Muñez. Enquanto os fãs torcem por uma segunda temporada, a nova mania do público é tentar descobrir as maiores curiosidades sobre essa produção tão adorada. Por exemplo, você sabia que a trama poderia ter um final completamente diferente?
O que é A Cozinheira de Castamar?
Ambientada na Espanha durante o século XXVIII, La Cocineira de Castamar (no original) acompanha a dramática jornada de Clara Belmonte (Michelle Jenner), jovem que está fugindo de seu passado, após a morte trágica de seu pai, acusado de uma grave traição que a fez perder tudo. Por conta do choque dessa situação, ela acabou desenvolvendo agorafobia, ficando escondida na parte pobre da sociedade.
Até que a moça ganha a inusitada chance de se tornar cozinheira na mansão do duque Diego de Castamar (Roberto Enríquez, de Vis a Vis). Por sua vez, o nobre também carrega seus próprios traumas, vivendo de forma reclusa, após a morte de sua amada esposa. Mas Clara nunca poderia imaginar que ficaria envolvida no meio de conflitos de interesse, segredos, ganância e sedução. E sua vida muda completamente quando passa a se aproximar do patrão...
O elenco principal de A Cozinheira de Castamar ainda traz nomes como Hugo Silva (Los Hombres de Paco, O Fio Vermelho), Maxi Iglesias (Ingobernable, Valeria), Maria Hervás (Vergonha), Paula Usero (Paquita Salas), Jean Cruz (Mercado Central), Agnés Llobert (As Telefonistas) e Fiorella Faltoyano (El Ministerio del Tiempo).
Qual é o final de A Cozinheira de Castamar?
Após uma emocionante jornada e um amor proibido, Diego abandona seu título nobre a fim de ficar com Clara, que seguirá sua vida fazendo sucesso como cozinheira. Curiosamente, esse final já é diferente da versão do livro escrito por Muñez, onde a protagonista abandona sua carreira profissional para permanecer ao lado de seu amado. Segundo a roteirista Tatiana Rodríguez Vázquez, essa foi uma decisão rápida de tomar:
"Nosso grande desafio era como fazer de forma um pouco diferente, porque todo mundo esperava que eles terminassem juntos. E o grande dilema também era ver quem ia renunciar sua vida. Não queríamos que Clara renunciasse, parecia uma traição contra a personagem. Ela é uma mulher que prefere se formar e ser cozinheira a se casar, então foi uma das coisas contra as quais nos rebelamos", contou ela ao portal Fuera de Series.
Além de Elite e La Casa de Papel: Conheça 11 séries espanholas na NetflixPorém, a situação poderia ser completamente outra. Em determinado momento da produção, Vázquez admitiu que a equipe cogitou em deixar Clara e Diego separados no final da história. "Desde o início, queríamos que Clara e Diego fossem um casal, mas encontramos dificuldades em relacioná-los de forma orgânica. Então, também houve um momento em que consideramos que eles não deveriam acabar juntos. Mas, no final das contas, há um fator romântico ali. E uma clássica história de amor onde eles não acabariam juntos seria um final muito triste." A Cozinheira de Castamar está disponível no catálogo da Netflix.