Loki, estrelada por Tom Hiddleston, é a primeira aventura solo do Deus da Trapaça e segue os passos do vilão em uma linha do tempo alternativa depois de roubar o Tesseract em Vingadores: Ultimato (2019), que acaba sendo preso e julgado pela Autoridade de Variância de Tempo (AVT). Mas se você pensa que a série do Disney+ foi planejada depois dos acontecimentos marcantes de Vingadores: Ultimato, está muito enganado.
O criador de Loki, Michael Waldron, revelou que a série foi criada muito antes do último filme da Saga do Infinito ser filmado pela Marvel. O normal seria que, enquanto o filme estava sendo produzido, o presidente da Marvel Studios Kevin Feige criasse a série para poder explicar a fuga misteriosa do Deus da Trapaça. Porém, Waldron explica que já sabia para onde iria toda a Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel antes do mesmo do término da Fase 3.
"Muito antes, nós sabíamos, bem, me disseram secretamente o que iria acontecer em Vingadores: Ultmato com Loki, que ele iria desaparecer através de um portal com o Tesseract. Então sabíamos que era isso que contaríamos na nossa história. Isso é o que os fãs veriam no Ultimato. Nosso trabalho se tornou 'bem, o que há do outro lado desse portal?'", contou o roteirista Michael Waldron em uma entrevista para o site Screen Rant.
Loki usou cena excluída do Capitão América em Vingadores: Ultimato (e você não percebeu)Com essas revelações, sabemos agora que tudo estava planejado antes mesmo de Ultimato começar suas filmagens. Ainda assim, os roteiristas do filme Christopher Markus e Stephen McFeely afirmaram que a ideia de Loki escapar com o Tesseract não surgiu com a pretenção de criar uma série futuramente. A produção acabou sendo desenvolvida com Waldron em 2018 depois de descobrir do destino do personagem. Tudo isso sugere que Kevin Feige e sua equipe estavam planejando cuidadosamente o futuro do Universo Cinematográfico Marvel em segredo, desenvolvendo em outro lugar as produções originais da Marvel no Disney+ e como elas se encaixariam no futuro da franquia de super-heróis.
Michael Waldron foi contratado principalmente para fazer o roteiro de Doutor Estranho 2, que vai mudar totalmente o Universo Cinematográfico Marvel, conforme ele revelou recentemente. Depois Waldron acabou sendo contratado para escrever a série Loki. Ou seja, podemos esperar uma conexão entre Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e Loki, pois as duas produções são roteirizadas pela mesma pessoa e tratam sobre o Multiverso no Universo Cinematográfico Marvel.
Relembre a participação de Loki em Vingadores: Ultimato
Vingadores: Guerra Infinita (2018) parecia ser a última aparição de Loki no Universo Cinematográfico Marvel, onde ele acabou sendo morto pelo Thanos (Josh Brolin). Mas ele acabou retornando quando os Vingadores viajaram no tempo para a Batalha de Nova York em Vingadores: Ultimato – bom, pelo menos a versão 2012 de Loki. Esta é uma versão diferente do personagem morto por Thanos, então ele ainda está fazendo seus velhos truques e aproveita ao máximo a oportunidade de roubar o Tesseract mais uma vez.
Ele acabou enganando os heróis e escapando da SHIELD com o Tesseract para outra realidade da Marvel. Por causa dessas ações, ele quebrou muitas restrições e chamou a atenção dos agentes da Autoridade de Variância de Tempo (AVT) – uma organização responsável por manter a linha do tempo em ordem no universo, mas será que esse é o verdadeiro plano deles? O AdoroCinema fez algumas especulações. O papel de Loki na série é "arrumar" a realidade ao lado do agente Mobius (Owen Wilson).
Loki está disponível no Disney+, com novos episódios todas as quartas-feiras.
Loki: Relembre todas as participações de Tom Hiddleston nos filmes da Marvel