Chaves é uma das séries mais queridas no Brasil e, após o fim da exibição na emissora SBT, muitos projetos paralelos relacionados ao programa foram anunciados. Entre eles, está o remake do seriado que será desenvolvido pela Disney em associação com o Grupo Chespirito, equipe responsável por preservar e expandir o legado de Roberto Gómez Bolanõs, criador e protagonista da produção, que faleceu em 2014, aos 85 anos.
O acordo com o Grupo Chespirito inclui a nova versão de Chaves, mas também inclui os direitos de transmissão de todos os episódios da clássica série original, que recentemente completou 50 anos desde a primeira exibição, ocorrida em 20 de junho de 1971. A Disney pretende produzir uma reformulação moderna da conhecida vila, e a grande novidade é que o remake não será estrelado por adultos. Nesta versão renovada, um elenco mirim entrará no lugar dos personagens míticos.
Mitos do Pop: O elenco de Chaves se detestava na vida real?A princípio, estão previstas duas temporadas, mas a saga pode ter uma sequência maior caso faça sucesso. Ainda sem data de lançamento definida, a série será exibida na plataforma de streaming Disney+, assim como todas as demais produções do estúdio.
Chaves conta a história de um garoto órfão e pobre, que vive em um barril dentro de uma humilde vila repleta de crianças travessas e vizinhos adultos em conflito. O programa foi retirado do ar em 2020 devido a problemas contratuais entre o Grupo Chespirito e a Televisa, a emissora mexicana que sempre transmitiu os quase 300 episódios que compõem a série.
Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños, confirmou ao jornal El Universal que não haverá comemoração física pelos 50 anos da primeira transmissão de Chaves devido à pandemia do coronavírus, mas afirmou que a celebração será feita de forma virtual, por meio das redes sociais.
Mais projetos relacionados a Chaves e Chapolin Colorado
Em dezembro de 2020, durante entrevista aos jornais latinoamericanos El Universal, La Nacion e El Comercio, Roberto Gómez Fernández anunciou que está produzindo um novo filme de Chapolin Colorado e uma série derivada de Chaves.
O herdeiro de Bolaños afirmou que gostaria de criar algo novo, sem necessariamente ser um revival, e reconheceu que não pode competir com filmes americanos de alto orçamento, mas que pretende criar uma produção de primeira qualidade. Roberto Gómez Fernández, que também é ator, produtor e diretor de telenovelas, contou suas ideias sobre o spin-off de Chaves.
“O que foi feito com o elenco original não pode ser repetido. Há uma história que nunca foi para a televisão: A origem do Chaves. Só saiu em livro ('El Diario de El Chavo') e poderíamos explorar as perspectivas dos diferentes personagens da vizinhança", disse.