O Universo Cinematográfico Marvel sempre adorou um easter-egg e isso não é novidade para ninguém, e claro WandaVision do Disney+ não fez diferente. A série conta com diversas referências dos quadrinhos e detalhes ocultos mas, além disso, cada episódio é baseado em uma sitcom diferente.
WandaVision: Cenas pós-créditos do final se conectam com Doutor Estranho 2 e próximas produções da MarvelCom exceção do quinto, até o sétimo capítulo a série da Marvel estrelada por Paul Bettany e Elizabeth Olsen presta uma homenagem a comédias de TV famosas as conectando com alguns momentos do MCU. À medida que o show avança, os estilos de sitcom vão mudando graças ao poderes de Wanda, que cria aquele universo baseada nos programas que ela se lembra de assistir quando criança.
Por isso, a série não só dá o pontapé na Fase 4 do UCM como também faz um afago no coração dos fãs de sitcoms. Confira todas as séries que WandaVision se inspirou a seguir:
Episódio 1: The Dick Van Dyke Show
Em preto e branco, o primeiro episódio de WandaVision, apresentou o conceito do programa com referências de The Dick Van Dyke Show, dos anos 50. Uma curiosidade é que o próprio Dick Van Dyke é consultor dos dois primeiros episódios da série, em uma tentativa da Marvel de tornar o programa mais parecido possível das sitcoms.
Quando os criadores de WandaVision perguntaram a Van Dyke o segredo das piadas das séries que nunca parecem falsas, ele respondeu: “Se não podia acontecer na vida real, não poderia acontecer no programa”.
Desde o design de produção, a fotografia em preto e branco 4:3 e os figurinos, a relação de Wanda e Visão neste episódio baseia-se na domesticidade pós-guerra de sitcoms clássicas como I Love Lucy, Leave It to Beaver e The Honeymooners.
Quando se trata de The Dick Van Dyke Show, todo o layout da casa no primeiro episódio é semelhante à clássica série, incluindo a área pela porta da frente e as venezianas que levam à cozinha.
Episódio 2: A Feiticeira
A Feiticeira marcou uma geração nos anos 60 e WandaVision conseguiu prestar uma homenagem perfeita à série, deixando os telespectadores com a impressão de que já tinha visto todo aquele cenário em algum lugar.
A abertura do segundo episódio, tem referências diretas à série e incluiu vários easter-eggs também. Fora isso, todo o enredo do episódio saiu remete à produção estrelada por Elizabeth Montgomery, icônica história sobre uma mulher mágica tentando se encaixar em uma vida normal... lembrou de algo? Só faltou Wanda torcer o nariz!
Episódio 3: The Brady Bunch
No terceiro episódio, "Now in Color", WandaVision prestou homenagem a The Brady Bunch. O programa mudou de preto e branco para colorido no final do segundo episódio, e isso levou à era colorida das comédias televisivas, na qual The Brady Bunch foi icônica.
A abertura com Wanda e Visão pela cidade é um retorno direto à abertura de The Mary Tyler Moore Show, enquanto a colagem de Wanda e Vision em ladrilhos hexagonais remete ao The Brady Bunch. Fora isso, a adição dos gêmeos, Tommy e Billy também é ligada à ideia de ter filhos, que foi um grande tema da sitcom dos anos 70.
Disney+: Conheça todas as séries da Marvel que serão lançadas no streaming da DisneyEpisódio 5: Três é Demais
Os anos 80 foram apresentados na série com diversas referências da TV. No quinto episódio, o tema de abertura é baseado em Caras e Caretas e ainda remete à Growing Pains, com as fotos da família crescendo. Enquanto isso, a introdução de WandaVision também traz uma cena da família correndo por um campo que vem diretamente da introdução de Três é Demais.
Além disso, toda a estética do episódio lembra os detalhes de Três é Demais que, por sinal é estelada pelas irmãs mais velhas de Elizabeth Olsen, Mary-Kate e Ashley, quando elas eram pequenas. Todo o interior da casa de Wanda lembra é semelhante à sitcom, enquanto o exterior também ganhou um novo desing, desta vez parecido com a casa de Step by Step.
Episódio 6: Malcolm in the Middle
Chegamos nos anos 2000! A maior homenagem no sexto episódio, "All-New Halloween Spooktacular!" foi Malcolm in the Middle, até com a mesma abertura desta sitcom, estrelada por Bryan Cranston e Frankie Muniz. O visual, as ações dos personagens e confusão vieram direto da sitcom de 2000, assim como a atuação. Em certo momento os filhos de Wanda, Billy e Tommy, quebram a quarta parede pela primeira vez e se dirigem diretamente ao público, mas os adultos não. Esta é uma referência exata da maneira de como Malcolm faria isso na série.
Além disso, Elizabeth Olsen mostra uma Wanda um pouco mais controladora, errática e frustrada, em uma performance inspirada na Lois de Jane Kaczmarek em MITM.
Episódio 7: Modern Family
Já o sétimo episódio, o último com referências às sitcoms, foi dedicado ao mockumentary, gênero que ganhou notoriedade com The Office. Apropriadamente intitulado "Quebrando a Quarta Parede", o episódio remete à série de Steve Carell e também à Modern Family, com entrevistas diretas à câmera, trazendo a intimidade e o individualismo que caracterizavam as comédias do final dos anos 2000 e início dos anos 2010.
A abertura de WandaVision é claramente inspirada por The Office, a música e as cenas da cidade - e até mesmo a duração, de apenas 40 segundos. Por fim, a imagem do título do episódio está diretamente ligada a Modern Family, usando a mesma fonte da série da ABC.
A partir daí, as referências com Modern Family só aumentam: até mesmo cozinha de Wanda é quase uma réplica exata da de Claire Dunphy (Julie Bowen) e o posicionamento do sofá em frente às escadas. A homenagem, inclusive, emocionou Bowen, que elogiou o episódio no Instagram.
“Um ano depois que terminamos Modern Family, e hoje fazíamos parte da WandaVision. Eles prestaram homenagem a I Love Lucy, Bewitched e The Brady Bunch, entre outros ... Ver nosso programa como um “clássico” através dos olhos de um programa incrivelmente inovador da Marvel me deixou sem palavras”, escreveu a atriz.
Com 9 episódios, WandaVision está disponível no catálogo do Disney+.
WandaVision: Entenda como o episódio 8 responde grandes mistérios da série da Marvel