O episódio 4 de WandaVision, finalmente, deu as caras da Marvel na TV ao conectar sua trama com o Universo Cinematográfico Marvel (UCM), agora, o episódio 5 da série do Disney+ aproveita para se aprofundar ainda mais na gravidade de toda a trama, acrescentando uma reviravolta que vai explodir a cabeça dos fãs.
A realidade de Westview criada por Wanda (Elizabeth Olsen) está começando a desmoronar cada vez mais, agora, inclusive com Visão (Paul Bettany) tomando mais consciência de tudo que está acontecendo.
Com tudo isso, o AdoroCinema separou quais são os principais easter-eggs e detalhes imperdíveis do episódio 5. Dá uma olhada!
Wanda Maximoff ainda não é Feiticeira Escarlate
O episódio 5 de WandaVision faz questão de frisar que Wanda Maximoff nunca adotou formalmente seu nome de super-heroína. Kevin Feige confirmou que WandaVision vai explorar seus poderes e verá Wanda se tornando oficialmente Feiticeira Escarlate, adotando sua própria personalidade dos quadrinhos.
Nos quadrinhos, Wanda é na verdade a última em uma longa linhagem de feiticeiros a herdar este título. Sua mãe Natalya Maximoff foi uma das maiores dessa linha, uma mulher que sacrificou até sua alma imortal para salvar a própria bruxaria.
Em uma cena do episódio 5, Wanda sai do Hex – nome que Darcy (Kat Dennings) batizou a realidade de Westview – para confrontar SWORD e dizer a eles para recuarem. Ela retorna para seu sotaque Sokoviano natural, mostrando seu domínio e sua crença de que não tem nada a temer e não precisa mais fazer nenhum esforço para se encaixar.
Curiosamente, o sotaque também aparece durante uma discussão de Wanda com Visão mais tarde no episódio, o que mostra como seu controle está começando a falhar.
WandaVision: Kat Dennings e Randall Park revelam o que vem por aí na série da Marvel (Entrevista Exclusiva)Sugestão dos poderes de Monica Rambeau
Ficou claro que a experiência de Monica Rambeau (Teyonah Parris) em Westview a mudou de alguma forma para sempre. Os cientistas da SWORD não conseguem fazer raios-X nela. Este é uma dica sutil para a transformação de Monica nos quadrinhos, onde a exposição à energia extradimensional garantiu a ela a habilidade de manipular o espectro eletromagnético.
Será que veremos isso se concretizar em WandaVision?
Wanda rouba o cadáver de Visão
A Marvel Studios sempre teve a mania de guardar as cenas excluídas de suas produções para o caso de poderem ser reutilizadas em uma data posterior. WandaVision usa uma dessas cenas, excluídas de Vingadores: Ultimato, com a revelação de que o corpo de Visão foi roubado por Wanda.
Vingadores: Cena deletada de Ultimato traz Doutor Estranho e Feiticeira Escarlate lutando juntosOs Acordos de Sokovia
O episódio 5 de WandaVision confirma que os Acordos de Sokovia ainda estão em vigor na Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel e que a SWORD pode ser responsável por aplicá-los. É mostrado que os acordos cobrem o desenvolvimento de inteligências artificiais, que a SWORD tem interesse.
Monica Rambeau, ao retornar para o serviço, encontra uma nova abordagem brutal do SWORD, inclusive, considerando Wanda Maximoff uma terrorista e querendo destruí-la. Falcão e o Soldado Invernal, a próxima série da Marvel no Disney+, também vai se aprofundar nos Acordos de Sokovia que foram instaurados em Capitão América: Guerra Civil.
Cachorro Sparky
Sparky, o cão que aparece no episódio, é uma referência explícita aos quadrinhos de Tom King. Lá, Visão tentou se estabelecer e construir uma família própria, criando uma família sintozóide – seres humanoides criados de modo artificial.
O cão pertencia originalmente a alguns dos vizinhos de Visão, mas depois de morto, ele criou um cão sintozóide. Ele acabou tendo um destino trágico, quando foi espancado até a morte por um dos filhos de Visão em um acesso de raiva. Mas depois foi ressuscitado pela Feiticeira Esclarlate.
WandaVision: Feiticeira Escarlate é a vilã da série no Disney+?Comercial de Lagos
Os comerciais da WandaVision se conectam com a narrativa explorando os traumas de Wanda, com cada um dedicado a uma experiência diferente de dor e sofrimento no seu passado. No episódio 5 temos uma marca de produtos de limpeza denominada "Lagos", "não importa a gravidade da sujeira, é possível limpá-la".
Isso se refere aos acontecimentos de Capitão América: Guerra Civil , em que Wanda foi incapaz de evitar um atentado. Ela foi injustamente culpada pela tragédia, que levou à assinatura dos Acordos de Sokovia.
Visão desperta homem em Westview
Visão coloca seus dedos na cabeça de um colega de trabalho durante o episódio 5, e o desperta para a realidade, depois ele acaba revertendo isso.
A capacidade de Visão de "despertar" as pessoas é uma referência aos quadrinhos da Dinastia M, que é uma das principais inspirações da série, onde Feiticeira Escarlate reescreveu o mundo inteiro e criou uma falsa realidade. Lá, uma garota chamada Layla Miller resistiu à influência de Wanda e possuía a habilidade de despertar outras pessoas com um toque.
Ela usou esses poderes para despertar os Vingadores, que forçaram Wanda a restaurar a realidade ao normal.
Evan Peters como Mercúrio
O episódio 5 de WandaVision termina de uma maneira bombática para os fãs da Marvel. Toca a campainha da casa de Wanda e Visão, quando ela atende, fica chocada com a presença de seu irmão, Pietro – que para o choque de todos, não é interpretado por Aaron Taylor-Johnson, mas por Evan Peters, que era o Mercúrio nos filmes dos X-Men.
Isso pode indicar tanto a existência do Multiverso e chegada dos mutantes, com um personagem de X-Men aparecendo no UCM pela primeira vez após a aquisição da Fox pela Disney, como pode ser apenas um simples easter egg, sem muita importância para o futuro. Vamos aguardar para ver o que isso significa.
WandaVision: Uma participação inesperada pode alterar o futuro da Marvel?WandaVision está disponível no Disney+ com episódios novos toda semana.