Game of Thrones foi um dos maiores sucessos da história da televisão e o seu primeiro spin-off já começou a ser produzido. Recentemente, para a alegria dos fãs, uma série animada para o HBO Max também foi confirmada, expandindo ainda mais o universo criado por George R. R. Martin na TV. O que pouca gente sabe, é que antes da série ir ao ar, os produtores desenvolveram um piloto que não agradou tanto assim os executivos da HBO, e ainda por cima, Emilia Clarke não tinha nem sido escolhida para interpretar a nossa Daenerys.
Emilia Clarke diz que Vingadores é "estúpido e bobo"Antes da atriz ter sido escolhida para o papel da Mãe dos Dragões, Tamzin Merchant foi a primeira a ser selecionada para o papel. As primeiras gravações da série ocorreram em 2009, mas o primeiro episódio foi praticamente todo descartado e muitas alterações precisaram ser feitas, incluindo uma das protagonistas. Merchant nunca chegou a comentar publicamente a sua saída de Game of Thrones, mas em entrevista à Entertainment Weekly, ela revelou alguns detalhes sobre as audições e os motivos que a fizeram deixar o projeto.
"Gravar aquele piloto foi uma lição muito boa. Foi a comprovação de que preciso ouvir os meus instintos e segui-los. Eu tentei sair daquela situação e, durante o processo de contratação, acabei desistindo", revelou a atriz durante a entrevista. Pouco tempo depois, Merchant acabou sendo convencida a voltar a participar, até que começaram as gravações: "Eu tive que ficar nua e estava com medo em pleno Marrocos, tendo que montar um cavalo que estava claramente muito mais animado do que eu. " A fala da atriz se refere a cena da noite de núpcias que assistimos no primeiro episódio, em que Daenerys, exilada, é reivindicada por Khal Drogo (Jason Momoa) e eles acabam se casando.
Jason Momoa passou fome após sair de Game of ThronesA atriz tirou toda essa situação que viveu como uma lição de vida, "Se os meus instintos me dizem que aquela história não é algo que eu estou com vontade de contar, eu preciso segui-los. Não é porque os outros estão animados que eu preciso ficar também. Ela ressaltou também que nunca teve uma formação como atriz, "o que me empolga e me motiva é uma história e personagens envolventes. Para mim, Game of Thrones nunca foi isso. O que a Emilia Clarke fez para tornar aquela personagem tão icônica, com certeza ela ficou muito mais animada para contar essa história do que eu", e completou com uma brincadeira: "Foi engraçado ir para as audições em um ônibus junto com a Emilia Clarke".
Na reportagem da Entertainment Weekly, fontes afirmaram que o telefonema que os produtores tiveram que fazer para contar à Merchant de que ela estaria fora do projeto foi um dos mais difíceis de toda a produção. Michael Lombardo, um dos executivos da emissora, afirmou: "Houve uma parte do elenco que teve que ser repensada. Todos nós sabíamos que a jornada da Daenerys era crítica. As cenas da Merchan com o Jason simplesmente não funcionaram." Por fim, a notícia traz ainda o relato do co-produtor executivo Bryan Cogman, que tinha ficado bastante satisfeito com o desempenho da atriz no piloto, "É difícil dizer por que as coisas não deram certo. No final das contas, é óbvio que Emilia Clarke nasceu para interpretar esse papel", afirmou.
Millie Bobby Brown revela que fez testes para entrar no elenco de Game of ThronesA atriz acredita que se ela tivesse participado do projeto por completo, ela seria uma pessoa completamente diferente da que é hoje, e isso a deixa contente. "Se eu fosse muito rica e famosa, não teria tempo para fazer todas as coisas que minha alma necessita. Manter a minha criatividade é uma necessidade que é mais importante do que qualquer riqueza que eu poderia ter ganho".