The Wilds, nova série original do Amazon Prime Video, mostra um grupo de meninas adolescentes presas em uma ilha deserta depois da queda do avião que as levava para um acampamento. Enquanto elas tentam sobreviver, seus passados e futuros incertos são revelados. Isso lembra bastante Lost, não é mesmo?
Desde que foi anunciada, ela gerou diversas comparações com a clássica série criada por Damon Lindelof. Sua própria criadora, Sarah Streicher, não esconde as influências que teve em Lost, mas também em outras produções como O Senhor das Moscas e Náufrago, estrelado por Tom Hanks.
O AdoroCinema separou as principais semelhanças entre The Wilds e Lost. Dá uma olhada!
Sobrevivência em uma ilha deserta
A premissa básica da série com um grupo de pessoas tentando sobreviver presos em uma ilha deserta é, de cara, uma das maiores semelhanças entre The Wilds e Lost. Ambas exploram as pessoas perdidas em meio a esse caos, e depois tendo que se organizarem para conseguir manter a civilidade, e por consequência, suas vidas.
Vale lembrar que essas narrativas de sobrevivência são muito populares na cultura pop e a série do Amazon Prime Video se inspirou bastante em outras obras influentes da temática.
Exploração das relações entre os protagonistas
Lost fez um trabalho impecável em desenvolver seus personagens e suas relações na ilha deserta. Sem ter para onde fugir, eles são obrigados a se organizarem e tentar imitar uma vida normal dentro da ilha mantendo o espírito de cooperação, até mesmo para lidar com as adversidades. The Wilds utiliza muito disso também.
The Wilds: “É sobre o relacionamento que essas mulheres têm umas com as outras e encontrar seu poder” (Entrevista)A série explora bastante as relações entre as oito protagonistas, que se chocam, mas também aprendem bastante umas com as outras. As lições que elas tiram dessas relações servem até mesmo como um crescimento e desenvolvimento pessoal para lidar com traumas passados.
Traumas passados com recurso de flashbacks
Ambas as séries apresentam a premissa de que existe uma conexão entre todas as pessoas isoladas na ilha. Essa ligação passa, principalmente, pela relação deles com seus traumas passados.
Lost revolucionou a história da televisão com seu uso de linhas temporais, principalmente a utilização de flashbacks como uma ferramenta da narrativa. Então, The Wilds se aproveita dessa experiência muito bem sucedida. Esses flashbacks estão presentes nas produções para mostrar onde os personagens estavam antes do acontecimento chocante e como suas vidas eram carregadas de experiências traumatizantes.
Lost: 6 motivos para rever a série no Amazon Prime VideoNo roteiro, esse artifício é usado para desenvolvimento dos personagens, mas principalmente para que eles consigam superar ou aprender sobre suas próprias vidas enquanto enfrentam uma jornada de autoconhecimento isolados do restante do mundo.
Apesar das claras comparações, a produção se destaca por utilizar bem essas referências e elementos relevantes que a diferencia das demais. Todos os episódios de The Wilds estão disponíveis no Amazon Prime Video.