A terceira temporada de Westworld chegou ao fim com não uma mas duas cenas pós-créditos que surpreenderam mais do que a próprio episódio. O novo ano não respondeu a todas as questões levantadas, e os fãs se viram com mais perguntas do que respostas.
O AdoroCinema ajuda agora a desvendar os detalhes das cenas pós-créditos do terceiro ano da série da HBO. Aproveite e leia também a nossa crítica da temporada.
Atenção! O texto a seguir contém SPOILERS de "Crisis Theory", último episódio da 3ª temporada de Westworld.
Não vai dizer que não avisamos.
Continue por sua conta e risco.
Charlotte enfrenta o Homem de Preto
A primeira sequência mostra William (Ed Harris) novamente vestido como o Homem de Preto, viajando para longe do caos que caía sobre Los Angeles e chegando em uma estação internacional de pesquisa da Delos em Dubai. Ele abre caminho de forma violenta pelo prédio e encontra Charlotte Hale (Tessa Thompson), uma anfitriã que começou como Dolores, mas agora se tornou outra pessoa — que consertou seu corpo queimado mas deixou a cicatriz no braço como uma lembrança da crueldade humana.
Prestes a matar Charlotte, William para quando se vê cara a cara com alguém totalmente inesperado: ele próprio. Surge um Homem de Preto, também interpretado por Harris. Após passar por uma intensa terapia de grupo (com ele mesmo), mais uma vez o personagem enfrenta seu próprio rosto. Ele acaba tendo a garganta cortada pelo novo Homem de Preto.
O Homem de Preto agora é um anfitrião
A aparição de um Homem de Preto anfitrião é o cumprimento da promessa da cena pós-créditos da segunda temporada: uma versão artificial do personagem agora existe e o pior pesadelo de William ganha vida. Trata-se de uma versão guerreira endurecida pela batalha, que nem mesmo William pode enfrentar.
Depois de décadas dentro e fora do parque, em uma missão para encontrar seu verdadeiro eu, William finalmente morre com seu desejo realizado — mas não da maneira que ele esperava. Pelo menos, deixará feliz Ed Harris que declarou, em entrevista, o desejo de incorporar mais o lado do Homem de Preto do que o de empresário da Delos, fragilizado.
Referência ao filme de Westworld
A introdução de uma versão anfitrião do Homem de Preto faz referência às raízes do filme Westworld - Onde Ninguém Tem Alma, no qual o ator Yul Brynner interpretou o robô aterrorizante conhecido como Gunslinger (ou Pistoleiro, na tradução). O Homem de Preto foi inicialmente considerado uma homenagem inversa a esse personagem, destacando a mortalidade do homem.
Charlotte constrói um exército de anfitriões
Outro elemento chama a atenção na cena. Depois que Serac (Vincent Cassel) foi o responsável por destruir praticamente todos os anfitriões da Delos (salvo as versões de Dolores, Bernard, Maeve e os outros retirados pela Incite), Charlotte está construindo novos anfitriões, um exército deles. Não sabemos se o plano dela é colocá-los em prática no mundo real, construir um novo mundo separado como Westworld. Nem mesmo sabemos se ela está usando anfitriões já criados para o parque ou usando somente os dados coletados sobre os humanos enquanto no parque. Uma coisa é certa: Charlotte se firma como a principal antagonista da produção.
Bernard no Além do Vale
A terceira temporada de Westworld ainda teve uma segunda cena pós-créditos. Bernard (Jeffrey Wright) aparece no quarto de um hotel onde tinha ido com um ferido Ashley Stubbs (Luke Hemsworth). Coberto de poeira, ele volta a ficar online depois de uma viagem ao "Sublime", também conhecido como "Além do Vale" (ou o paraíso dos anfitriões de Westworld). Afinal, ele era a chave para abrir o local o tempo todo.
Não se sabe por quanto tempo Bernard ficou offline (pela quantidade absurda de poeira dentro de um quarto fechado, bastante tempo), em que forma o mundo está agora que ele voltou, ou tampouco o que descobriu enquanto vagava na verdadeira vida após a morte virtual dos anfitriões. Também não sabemos o que aconteceu com Stubbs, que estava ferido e foi deixado na banheira do quarto por Bernard. Considerando que o personagem de Jeffrey Wright estava na mesma posição desde então, é bem possível que Stubbs também esteja morto (ou desativado, no caso dos robôs). Será que o momento tem a ver com a cena pós-créditos da segunda temporada que mostrou William no futuro dentro da Forja?
Certamente, essas perguntas e respostas serão abordadas na quarta temporada.
E aí, o que acharam das cenas pós-créditos? Conte para a gente nos comentários.