Se tem duas séries que sempre surgem nas recomendações da Netflix, são La Casa de Papel e Vis a Vis. Não é a toa, afinal são dois fenômenos de popularidade nas redes sociais, e fazem parte do grupo de bem-sucedidas tramas espanholas da plataforma. Mas você acompanha somente as aventuras do Professor (Alvaro Morte) e não está sabendo nada sobre a jornada de Macarena Ferreiro (Maggie Civantos)?
Bem, o AdoroCinema surge com uma lista de motivos para fazer qualquer fã de La Casa de Papel se apaixonar por Vis a Vis:
La Casa de Papel e Vis a Vis compartilham o mesmo criador
Sabe quando já criam expectativa ao redor de uma série, somente porque ela é projeto de algum produtor famoso, como Ryan Murphy ou Shonda Rhimes? O mesmo acontece nesse caso, já que Álex Pina é o responsável por ambos os sucessos espanhóis da Netflix. Vis a Vis também tem Esther Martínez Lobato como criadora, moça que ainda asina alguns episódios de La Casa de Papel.
Nairóbi e Inspetora Sierra são amigas na prisão
Mais do que um criador, La Casa de Papel e Vis a Vis compartilham dois nomes em seu elenco. Intérprete da queridinha Nairóbi, Alba Flores também é a cigana Saray Vargas, enquanto Najwa Nimri vive Zulema, a mais perigosa detenta da penitenciária feminina Cruz del Sur — bem diferente da inspetora Alicia Sierra em LCDP. Quer um bônus? A primeira temporada de Vis a Vis conta com participação de Belen Cuesta, a Manila da trupe do Professor.
Conheça a carreira de Alba Flores, a Nairóbi em La Casa de PapelMisturas de drama e ação contém algumas semelhanças
Se você parar e analisar, ambos os programas possuem algumas características em comum, fazendo uma conquistar o público da outra. Para começar, elas acompanham momentos de tensão em ambientes fechados, seja o Banco da Moeda ou um presídio. Aliás, as duas ocasiões também exigem vestimentas especiais, vide o macacão vermelho do grupo de bandidos de LCDP ou o uniforme amarelo das detentas de Vis a Vis. Dramas com toques de ação, essas séries também se destacam por trazer personagens femininas complexas e empoderadas no centro de sua narrativa, investindo na representatividade e no girl power.
Após quatro temporadas, Vis a Vis vai ganhar um spin-off em El Oasis - já viu o trailer? Por sua vez, La Casa de Papel encerrou sua quarta parte e deve ser renovada por mais um ano. Confira nossa crítica.