No último episódio da primeira temporada de Impuros, da FOX, encontramos Evandro do Dendê (Raphael Logam) preso e com seus rivais do tráfico provocando uma pequena rebelião para assassiná-lo. É exatamente neste ponto que começa a segunda temporada da série, que estreia nesta sexta-feira. Mais do que o jogo de gato e rato entre o traficante e o policial Morello (Rui Ricardo Dias), do ano anterior, o que se sobressai agora são os dramas familiares dos dois.
Além de encontrar uma maneira para sair da prisão, o maior dilema de Evandro é a relação com a mãe Arlete (Cyria Coentro), quem ele não aceita mais após se sentir traído por ela. Enquanto isso, sem mais a caça pelo traficante, Morello tenta reconstruir sua vida com a filha, uma tarefa que parece cada vez mais difícil.
“Não é só tiro, porrada e drogas. Impuros vem, de uma forma muito boa, mostrando o drama familiar. O grande dilema da série é o Evandro não conseguindo resolver o problema com a mãe, de quem ele quer amor. E o Morello projetando no Evandro o problema que não consegue resolver em casa. Você fala de uma coisa muito mais interna do que externa. Esse é o diferencial de Impuros”, contou o protagonista Raphael Logam em uma entrevista ao AdoroCinema.
De acordo com o ator, essa será uma temporada de muitos reencontros. Afonso (João Vitor Silva) antigo parceiro de Evandro, mas que agora já não o vê com bons olhos, será o primeiro grande retorno. Será uma temporada para “resolver toda as situações que foram colocadas na primeira”, segundo Logam.
Outro grande aliado de Evandro é Hilbert (Sérgio Malheiros) que se encontra na prisão junto com o traficante, mas logo no primeiro episódio serão separados. O intérprete do personagem concorda com o protagonista que esta será uma temporada para discutir as relações. “A gente fez um contrato lá no primeiro episódio que continua. A segunda temporada pega esses plots, essas relações, e verticaliza. A relação do Afonso e do Evandro já estava ali, mas ela se desenvolve. Essa é uma série sobre relações e quanto mais tempo passa, mais forte ficam. Isso vai ficar maior na terceira temporada”, explica Malheiros. E sim, já há uma terceira temporada confirmada, cujas gravações devem começar em breve.
Emmy Internacional
Logam chega a essa segunda temporada carregando uma indicação no Emmy Internacional na categoria de melhor ator em drama por seu trabalho em Impuros e contou um pouco sobre como foi receber essa notícia. “Acordei e tinha um monte de mensagem e ligação perdida. Fiquei super preocupado, mas olhei pra tela e vi um monte de parabéns. Quando estava começando a entender, o Porchat me ligou e deu a notícia. Fiquei maluco, fiquei muito feliz. Desliguei o telefone e fiquei chorando por uns 15 minutos”,desabafa.
“São poucas as oportunidades de fazer papéis como o Evandro. É um favela movie, mas tem uma coisa de interpretação. Eu não to só pegando numa arma, dando tiro, matando gente, falando gíria e palavrão. Isso é a parte pequena. O Evandro nem faz isso direito. Quando a gente preto recebe muitos convites para fazer só participação, a gente não consegue mostrar muito o que a gente estuda. Eu agradeci muito, pois a galera pode ver uma coisa muito diferente com o Evandro”, completa Logam sobre o desafio do papel.
Força feminina
Impuros se passa em um universo masculino, com dois protagonistas homens. Porém, a série conta com fortes personagens femininas, como Geise (Lorena Comparato), a namorada de Evandro, que no final da primeira temporada fugiu com o seu filho para se manter viva após a prisão do traficante. “É uma série sobre humanos, com dois protagonistas homens, mas que eu, como mulher e atriz, vejo que as personagens femininas têm seus arcos dramáticos muito fortes, como a gente pode ver pela minha personagem, a Arlete, e a Andrea (Fernanda Machado). Me sinto extremamente empoderada, pelos roteiristas, pela estrutura da série. É uma mulher muito forte sempre mostrando poder e força. É a força da mulher aonde? É segurando uma arma? É sendo dona de morro? Ou é sendo mãe?”, questiona Lorena.
Em conversa com o AdoroCinema, Lorena Comparato contou que a nova temporada trará mais cenas de ação para a ex-funkeira. “A parte mais diferente é o meu cabelo [risos]. Perdi o loiro para o moreno liso, pois ela está em fuga. É complicado não dar spoiler, mas o mais doido dessa temporada foi toda a ação que tive que gravar. É muita ação, é muita fuga, é muita coisa junta. Fiz muita cena sozinha. A minha personagem vive momentos de dúvida e drama muito forte”, explica Lorena.
A segunda temporada de Impuros estreia nesta sexta-feira, dia 8 de novembro, no Fox Premium 2. Todos os 10 novos episódios estão disponíveis para os assinantes do Fox App.