Nesta quinta-feira (18), um incêndio criminoso na Kyoto Animation, famoso estúdio de animações japonesas, matou 33 pessoas e feriou outras 40. Algumas vítimas ainda estão internadas em estado grave, e os números podem aumentar. De acordo com as autoridades locais, 70 trabalhadores estavam no local no momento em que a tragédia começou.
O incêndio, que demorou algumas horas para ser controlado, deixou diversos escombros, dificultando ainda mais a busca dos bombeiros por corpos. Enquanto o prédio ainda é limpado e investigado, nem todos foram encontrados ainda, o que torna a situação ainda mais complicada, já que mais mortos ou sobreviventes podem ser localizados.
O crime foi cometido por um rapaz de 41 anos cuja indentidade ainda não foi revelada. Ele burlou a segurança e entrou na Kyoto Animation espalhando um líquido inflamável por todo o lugar. As razões para o atentado não foram explicadas ao público. Diversas armas brancas foram encontradas junto ao homem, trazendo a especulação de que ele pretendia fazer mais vítimas.
Criado em 1981, o estúdio de 160 funcionários já produziu alguns filmes, mas seu foco é nas animações e séries para a TV. Através de uma campanha chamada Help KyoAni Heal, para levantar dinheiro e ajudar a Kyoto a se reerguer, um grupo já arrecadou cerca de US$ 100 mil em uma hora.