Não é de hoje que fãs de Stranger Things teorizam sobre a sexualidade de Will Byers, mas com essa temporada trazendo intensos conflitos entre o jovem e seus amigos, as especulações ficaram ainda mais fortes. Em entrevista ao The Wrap, Noah Schnapp comentou sobre a possibilidade de seu personagem ser gay.
Durante a terceira temporada, Will passa a maior parte do tempo tentando convencer os amigos a jogarem Dungeons & Dragons, como nos velhos tempos, enquantos eles só querem falar de namoros. No terceiro episódio, "The Case of the Missing Life Guard", tudo culmina em uma discussão entre ele e Mike (Finn Wolfhard), que o confronta com a fala "Não é minha culpa que você não gosta de garotas". A fala deixa o personagem tão nervoso que ele vai embora na chuva e destrói o Castelo Byers, em meio a lágrimas.
O intérprete de Will, Noah Schnapp, acredita que a cena fica aberta para interpretação. "Ele só quer jogar D&D no porão, mas agora todos os seus amigos tem namoradas. Quando Mike diz aquilo, cabe a audiência interpretar. Eu interpreto como ele não estando preparado para crescer e começar relacionamentos ainda. Ele ainda quer ser uma criança e brincar no porão como antigamente."
O ator ainda comentou sobre a natureza isolada de seu personagem: "Enquanto todos os personagens estavam crescendo e se desenvolvendo, Will estava sozinho no Mundo Invertido, sem interagir ou se conectar com os seus amigos e o resto do mundo. Quando voltou, ele esperava que tudo fosse voltar a ser como era antes, como quando era uma criança normal".
Essa não é a primeira vez que a sexualidade do personagem é questionada na série. Desde a primeira temporada, o jovem é caracterizado como diferente por ser sensível, sendo chamado de gay pelos colegas de escola que praticam bullying com ele e os amigos e, de acordo com sua mãe, Joyce (Winona Ryder), sendo alvo de xingamentos homofóbicos até de seu pai. Porém, se isso é só uma maneira de destacar sua "estranheza" ou se realmente quer dizer algo sobre sua sexualidade, só futuras temporadas poderão dizer.
Sejá lá o que está por vir, parece que Schnapp sabe tão pouco quanto todos nós. "Eu não posso te contar o que vai acontecer porque eu não sei. Eu estou animado para ver para onde vamos. Ainda estão decidindo, se tiver uma quarta temporada, onde vamos filmar e tudo mais. Eu realmente não sei o que esperar do que vem pela frente. Quer dizer, nem os Duffer sabem, eles estão escrevendo agora e teremos que esperar para ver."
Enquanto isso, Stranger Things já introduziu um personagem LGBT de fato com Robin, interpretada por Maya Hawke, que passa de interesse amoroso a melhor amiga de Steve (Joe Keery). Ainda sem confirmação de uma quarta temporada, as três já lançadas seguem disponíveis na Netflix. Leia a crítica do AdoroCinema.
Confira também a entrevista exclusiva com Noah Schnapp, Sadie Sink e Caleb McLaughlin.