O Hulu em breve terá um dono só.
A Disney e a Comcast selaram um acordo, através do qual a Casa do Mickey Mouse vai assume totalmente o controle operacional do Hulu, com efeito imediato.
Mesmo assim, o Comcast ainda detém 33% do canal de streaming, mas concordou em vender sua parte para a Disney, por no mínimo US$ 5,8 bilhões.
A NBCUniversal segue licenciando produtos para o streaming até, pelo menos, 2024, mas terá o direito de cancelar os contratos de licenciamento de suas produções a partir de 2022. O mais provável é que, futuramente, as produções da Universal fiquem dispoíveis em um canal de streaming exclusivo, planejado para sair do papel em 2020.
O Hulu surgiu em 2008, como uma operação conjunta da News. Corp com a NBC Universal. A Disney entrou no negócio apenas em 2009, e tornou-se a principal proprietária depois da compra da Fox. Uma vez que a NBC é uma das fundadoras, tinha um certo poder sobre as principais decisões, mas agora cede suas três cadeiras entre os sócios para a Disney.
Recentemente, a Disney havia assegurado a posse de 60% do Hulu depois da compra da Fox, e em breve terá 100%. Até lá, já assume o controle operacional e criativo do canal, ligando-o a outros de seus produtos que vão direto para o consumidor e provavelmente planejando uma expansão global. Ainda em 2019, vale lembrar, será lançado nos Estados Unidos o Disney+, e os planos são de expandí-lo para mercados internacionais a partir do ano seguinte.