O documentário Deixando Neverland, que traz depoimentos de dois homens que afirmam terem sido abusados sexualmente pelo cantor Michael Jackson durante a infância, está causando polêmica desde o seu lançamento. Além disso, o filme tem causado problemas para o legado do cantor (morto em 2009).
Após algumas rádios canadenses e neo-zelandesas banirem as canções do músico, agora foi a vez do setor audiovisual: o episódio em que Jackson dubla um dos personagens de Os Simpsons será retirado de circulação.
A decisão de retirar o capítulo "Stark Raving Dad" foi tomada coletivamente pelo produtor executivo James L. Brooks, o criador Matt Groening e o showrunner Al Jean após assistirem ao documentário Leaving Neverland (no original), exibido pela HBO.
O Wall Street Journal foi o primeiro a relatar a notícia e a 20th Century Fox se recusou a se posicionar. "Foi uma escolha clara a se fazer. Os caras com quem eu trabalho, onde passamos nossas vidas argumentando sobre piadas, nós todos sentimos o mesmo em relação a isso", disse o produtor ao jornal.
O episódio exibido originalmente em 1991, apresenta o Rei do Pop interpretando Leon Kompowsky, um homem que acredita ser Michael Jackson e Homer Simpson o encontra em um hospital psiquiátrico.
Os produtores revelaram também que já haviam anteriormente pensado em retirar o capítulo, mas decidiram voltar atrás após os processos legais contra o cantor serem arquivados, em 2005. “Eu sou contra queimar livros de qualquer maneira. Mas esse é nosso livro e a gente está no direito de tirar um episódio”, disse Brooks.
Sob o comando de Dan Reed, Deixando Neverland (de quatro horas de duração) traz os relatos de Wade Robson e James Safechuck, que conheceram o intitulado "príncipe do pop" durante a infância. Ambos afirmam terem sido abusados pelo cantor, quando tinham apenas 7 e 10 anos, respectivamente, contando as situações pelas quais passaram em gráficos detalhes.
Deixando Neverland, será exibido no Brasil através da HBO, dividido em duas partes: no dia 16 de março, às 20h, e a segunda parte no dia 17, também às 20h.