Apesar de estar há alguns anos na mesma fórmula, The Walking Dead tem conseguido entregar, na sua 9ª temporada, alguns momentos bastante originais, dentro da proposta que já existe para a série. A história não foi diferente para o episódio 11, que trouxe a “negociação” de Alfa (Samantha Morton) pelo resgate de Lydia (Cassady McClincy) dos membros de Hilltop.
Aos poucos, a série vai mostrando melhor os modos de vida dos Sussurradores, calcados na brutalidade e na sobrevivência a qualquer custo. A ideia da dinâmica do episódio é justamente contrastar a dureza com a qual Alfa conduz seu grupo com a estabilidade promovida em Hilltop e até mesmo no Reino. Vimos famílias crescendo, pessoas construindo e mantendo laços, enquanto somos confrontados com a certeza de que o surto zumbi eclodiu há tanto tempo que esta é a única realidade que alguns adolescentes conhecem.
Uma das cenas mais interessantes do episódio é Connie (Lauren Ridloff) tentando escapar dos zumbis em meio a um milharal, tendo resgatado o bebê que seria sacrificado pelos zumbis. Estetica e cinematograficamente, é uma cena muito bem construída, pois transmite a sensação claustrofóbica imprescindível para que a trama siga relevante. São estes momentos que trazem uma nova vida a The Walking Dead, e alimentam a esperança de que a série tem condições de permanecer de pé ainda que perca seus maiores jogadores.
Quando dedica tempo e atenção a Enid (Katelyn Nacon), Henry (Matt Lintz) e Daryl (Norman Reedus), “Bounty” mantém vivo o legado de Carl, e já coloca em ação a causa maior dos conflitos emergentes entre os Sussurradores e o nosso grupo de protagonistas. Ao invés de ser um embate movido a questões territoriais ou conflito de interesses, é algo mais ideológico, uma questão que conversa diretamente com o caráter evolutivo de uma sociedade mais estável, mesmo que em meio a uma realidade de tantas mortes.
Por fim, o episódio segue o caráter introdutório, e ainda que a passos lentos, consegue trazer novidades e mostrar um pouco de como vai se desenvolver o conflito com os Sussurradores. O que você achou?!