A ignorância humana não conhece limites. Por alguma razão perversa, a empresa Yandy, uma marca de fantasias de Halloween e lingeries, decidiu criar um figurino sexy para o dia das bruxas inspirado nas... aias de The Handmaid's Tale. Sim, estamos falando daquela premiada, aclamada, violenta, distópica e trágica série sobre uma sociedade opresssiva que utiliza mulheres como escravas. E é evidente que o novo produto da companhia gerou revolta generalizada entre os espectadores e fãs nas redes sociais; a forte reação contrária obrigou a Yandy a retirar a fantasia de circulação e se retratar:
"Nossa sociedade não leva o estupro de mulheres reais a sério, então por que levaria o estupro das mulheres ficcionais a sério?"
"A Yandy sempre incentivou, e continuará a incentivar, nossos consumidoras a abraçarem sua sexualidade. Apoiamos nossas consumidoras para que se sintam confortáveis consigo mesmas, independentemente de quem sejam ou do que escolham vestir. Nossa ideologia corporativa é enraizada no empoderamento feminino e no empoderamento de gênero como um todo.
Durante as últimas horas, ficou evidente que nossa fantasia de The Handmaid's Tale foi vista como um símbolo da opressão feminina ao invés de uma expressão do empoderamento feminino. Isto é uma infelicidade, uma vez que esta não era nossa intenção. Nos inspiramos desde o início para criar a roupa foi ver que o traje tornou-se uma poderosa imagem de protesto nos últimos meses.
Dada as reações sinceras, apoiadas por inúmeras histórias pessoais que recebemos, removeremos a fantasia de nosso site"
Como a nota de desculpas da companhia bem apontou, o traje das aias de The Handmaid's Tale tornou-se um símbolo de resistência feminino contra diversas pautas, leis, atos e indivíduos que feriram os direitos das mulheres recentemente - e é exatamente por isso que a ideia de comercialização da Yandy é ainda mais perturbadora. Além de capitalizar sobre uma obra que denuncia os horrores sofridos pelas mulheres histórica - e, infelizmente - diariamente na sociedade ocidental, a empresa também deslocou um instrumento de protesto, esvaziando-o para criar uma fantasia comercializável.
A atitude da empresa, portanto, não poderia estar mais distante do que The Handmaid's Tale representa. No Brasil, a série é exibida pelo Paramount Channel.