Adaptação de podcast homônimo criado por Micah Bloomberg e Eli Horowitz, Homecoming fez sua estreia mundial no Festival de Toronto 2018. A mais nova série da Amazon Prime tem como principal destaque a presença de Julia Roberts no papel principal. No Canadá para a cobertura do TIFF, o AdoroCinema teve a oportunidade de conferir os quatro primeiros episódios da produção e traz aqui suas primeiras impressões.
Inicialmente, cabe destacar a duração dos episódios: apenas 30 minutos, um verdadeiro alívio neste mundo do streaming que tem investido cada vez mais em capítulos com 50, 60 minutos de duração. Meia hora é um bom tempo para contar uma história. E é o ideal quando se tem o objetivo de deixar um gostinho de "quero mais" no espectador.
E isso é fundamental em Homecoming. Trata-se de um thriller de suspense, que vai revelando as coisas aos poucos. É importante para o público ir recebendo as informações aos poucos. Neste sentido, é curioso notar que os dois primeiros episódios da série entregam muito pouco. Se fossem mais longos, talvez muita gente já abandonasse a trama logo de cara.]
Mas como são curtos, e ainda vão dando pistas aqui acolá, o público vai ficando. Aí, no terceiro e no quarto episódios já estão completamente envolvidos. E desesperados para saber o que vai acontecer daqui pra frente.
Heidi Bergman (Roberts) é uma assistente social que trabalha com soldados num programa do governo voltado para militares que estão retornando de conflitos. Ao mesmo tempo, acompanhamos flashfowards da personagem, com a vida completamente diferente e afastada daquele programa. Aos poucos, vamos ligando o que aconteceu, mas sempre sob uma névoa de muito mistério e intrigas.
Stephan James, Bobby Cannavale, Sissy Spacek e Dermot Mulroney completam o elenco principal da produção. Para os fãs de O Casamento do Meu Melhor Amigo, é particularmente curioso ver Julia e Dermot contracenando novamente. O ator surge quase como um alívio cômico da produção nos primeiros episódios.
Homecoming conta com produção e direção do talentoso Sam Esmail, de Mr. Robot. A mão do diretor se faz presente em algumas escolhas interessantes, com divisões de tela e mesmo algumas opções de razão de aspecto diferentes no registro do passado e do presente/futuro.
A série estreia na Amazon no dia 2 de novembro. A primeira temporada contará com 10 episódios.