Intérprete da Dona Nenê na primeira versão de A Grande Família (1972), a atriz brasileira Eloísa Mafalda faleceu aos 93 anos na noite do dia 16 de maio em Petrópolis, no Rio de Janeiro. O filho da artista, Marcos Teixeira, revelou que a família ainda não sabe a causa da morte.
Nascida em 1924, Mafalda começou sua carreira como costureira e auxiliar de escritório nas Emissoras Associadas, até que fez um teste e começou a fazer radionovelas na Rádio Nacional. Em seguida, no ano de 1950, fez sua estreia nos cinemas no longa Somos Dois, para então começar a atuar em novelas da TV Paulista.
Após a extinção da emissora paulistana, ela começa a trabalhar na TV Globo, onde seu primeiro trabalho foi em 1963, na novela O Ébrio. Com mais de 50 créditos de atriz na carreira, Mafalda fez papéis conhecidos do público, como: Dona Pombinha Abelha, em Roque Santeiro; Maria Machadão, em Gabriela; Gioconda Pontes, em Pedra Sobre Pedra; Dona Mariana, em Paraíso; e Manuela, em Mulheres de areia. Seu último trabalho nas telinhas foi em 2002, na novela O Beijo do Vampiro.
Apesar de ter recebido convites para retornar a atuar após 2002, a atriz decidiu parar a carreira aos 78 anos devido aos problemas de memória que enfrentou, já que não conseguia mais decorar os textos.
Eloísa Mafalda recebeu homenagens nas redes sociais, como a do neto Marcello Berro — que você pode conferir abaixo. A atriz deixa dois filhos, dois netos e dois bisnetos.