Arquivo X está de volta para sua 11ª temporada, que estreia no Brasil no próximo dia 10 de janeiro, às 23h, na Fox. O AdoroCinema teve a oportunidade de conversar com os atores Gillian Anderson, David Duchovny e Mitch Pileggi, e com o criador Chris Carter sobre o retorno da produção.
A 10ª temporada, exibida no início de 2016, acabou com um grande cliffhanger que comprovava a existência de vida alienígena no mundo. Tudo que a série sempre escondeu, agora estava escancarado. Anderson revelou que esta mudança de cenário, não implica necessariamente em uma mudança de comportamento dos personagens. "Ainda pode haver uma dinâmica de ceticismo científico em termos de desvendar a realidade e como algo como um alienígena pode existir. Como o que estamos vendo é científica, médica ou logicamente possível. Então, ainda é possível que essas conversas existam mesmo que não seja mais preto no branco de que os aliens não existem", revelou. Já Carter foi mais enfático:
A ciência, pura e simples, de Mulder e Scully sempre foi o núcleo da série. A crença deles na ciência e a relação dela com a verdade. Mas agora, a ciência é descartada e as teorias da conspiração são válidas. Tudo está ao contrário agora. Então, nós reagimos a isso na nova temporada.
Duchovny falou sobre como é retornar à série nos dias de hoje: "Acho que é interessante pensar em Mulder como o cara que falava de conspiração, fake news e que o governo e o FBI mentiam para o povo há muito tempo. E ninguém acreditava nele. Será interessante ver como a série será recebida porque ainda é a mesma série. Nós mudamos, somos melhores no que fazemos. Eu e Gillian somos atores melhores e Chris é um roteirista melhor. Temos diretores melhores, ou nossos diretores melhoraram. Todos melhoramos mas ainda é a mesma série. Mulder é o mesmo cara e diz as mesmas coisas, mas ela causam o mesmo impacto de antes? Ou causam mais impacto? Talvez seja maior. Espero que sim. Não sei. É como o legado de alguém, você não pode definir isso. Você não pode dizer qual será seu legado. Esta é a melhor forma de garantir que será o oposto do que você disse. Não dá para dizer como a série será recebida. Será recebida de uma forma específica e estou interessado para saber qual. Adorava ver Arnold Schwarzenegger fazer o circuito de talk shows para falar sobre seus filmes porque ele sempre dizia que aquele era o melhor filme que ele tinha feito. E ele acreditava nisso, mesmo sabendo que era horrível. E eu gostaria de ser assim e dizer isso, mas vou dizer que não estamos tentando fazer porcarias. Estamos tentando fazer séries incríveis e espero que consigamos, mas não posso dizer que é o meu melhor trabalho."
A décima temporada de Arquivo X sofreu com algumas críticas por parte dos fãs, mas Carter defendeu a produção. "Acho que a última temporada é boa, a escrita é excelente e acho que será assim de novo desta vez. Como dizia, nós aprendemos algumas coisas. Depois de ficarmos fora do ar por 12 anos, tivemos que começar a correr novamente na última temporada. Não é fácil fazer isso. Agora, pelo menos, sabemos o que fazer e estamos reagindo", apontou o criador, roteirista e produtor. Ele, no entanto, reconhece que a série não tratou tão bem a história de William na temporada anterior, mas deixou claro que isso irá mudar: "A história dele é desenvolvida de uma forma interessante na décima primeira temporada. Alguns fãs acreditam que não desenvolvemos o bastante na anterior e posso dizer que faremos isso de formas interessantes."
Outra novidade será um episódio bem centrado no personagem de Skinner e Mitch Pileggi falou um pouco sobre isso: "Vocês vão mais descobrir sobre Skinner do que nunca. Estou muito empolgado. Vocês entenderão quem ele é, por que ele é assim, como ele se tornou quem é. Para mim, é muito gratificante." Sobre retornar ao papel, o ator destacou: "É como andar de bicicleta, de verdade. Interpretamos esses personagens durante tantos anos que eles já se tornaram parte do nosso DNA. Simplesmente retornamos. 'Aqui vamos nós', pensei quando entrei no escritório de David em minha primeira cena dos últimos seis episódios. Foi como parar por um feriadão e voltar. Estes personagens estão inscritos em nós."
O criador destacou que a nova temporada irá começar do mesmo ponto em que terminou a anterior. E admitiu que o cenário político atual dos Estados Unidos também influiu no texto da série. No mesmo sentido, Gillian Anderson criticou essa tendência atual de tentar separar produtos audiovisuais de posturas políticas. A atriz falou:
Arquivo X sempre foi uma série política. A série sempre foi assim. Nós somos agentes do FBI, trabalhamos para o governo, então a série não pode não tocar em assuntos que fazem parte do contexto político. Seja no alto escalão da presidência, seja entre os outros agentes. Os segredos, as histórias que são mantidas sob sigilo. Tudo é político.